O simbiotico.eco é um diretório online 100% dedicado a promover a sustentabilidade, reunindo as mais variadas marcas e serviços ecológicos em Portugal continental e ilhas.
“A nossa missão é dar a conhecer o universo ecológico português e estabelecer um elo de ligação entre produtores, marcas, organizações, serviços e consumidores. Na nossa opinião esta é a simbiose perfeita para o desenvolvimento de um Portugal mais ecológico e sustentável!”, afirma Diana Reis, co-fundadora.
O Simbiótico foi criado por Diana Reis e Rui Santos em 2017, com o objetivo de facilitar a pesquisa de produtos e serviços sustentáveis, ajudando consumidores finais e promovendo parcerias empresariais. Uma vez que os contactos são anunciados abertamente, fomenta-se a comunicação direta entre todas as partes envolvidas, tanto a nível de C2B como B2B.
A plataforma simbiotico.eco está feita de maneira a permitir o registo voluntário por parte das empresas, dando-lhes total controlo sobre a informação.
Até à data, a base de dados do Simbiótico já inclui mais de uma centena de entidades espalhadas por todo o território português e repartidas em categorias tão variadas como: mercearia, restauração, alojamento, roupa, lojas online, serviços, atividades e muito mais. Este leque de categorias tem vindo a aumentar com a adesão cada vez maior à plataforma.
A pesquisa é personalizada e permite filtrar os resultados por área geográfica, categoria, tema de interesse ou palavra(s)-chave.
O simbiotico.eco é um site totalmente gratuito para quem consulta e para quem anuncia. Assume-se como uma ferramenta comunitária em que todos podem contribuir, quer pela divulgação, pela sugestão de novas empresas ou através de donativos.
Está disponível em Português e Inglês, e conta com milhares de utilizadores portugueses e estrangeiros, tanto turistas como residentes.
Diana Reis realça que “somos o diretório mais abrangente em Portugal no campo da sustentabilidade. Mas há ainda muito por fazer. Queremos continuar a desenvolver parcerias sustentáveis e proporcionar mais oportunidades para os membros da comunidade Simbiótico”.