Segundo os números da Consulta de Infeciologia do Hospital Fernando da Fonseca, cerca de 57 por cento dos casos de infecção VIH/SIDA são atualmente diagnosticados em fases avançadas da doença, com uma mortalidade elevada que seria evitável se o diagnóstico fosse mais precoce.
Por isso o projeto “Todos Nós VIH” aposta numa campanha de sensibilização dirigida a profissionais de saúde e utentes para consciencializar sobra a importância do diagnóstico precoce da Sida.
O projeto arranca com três ações de formação, nos dias 20, 25 e 30 de Janeiro, dirigidas aos profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde da área Amadora-Sintra, sobre o tema “Diagnosticar mais e mais cedo”.
Numa segunda fase, durante o mês de Fevereiro, será implementada uma campanha de informação destinada à população em geral e aos utentes dos serviços de saúde, com cartazes, folhetos informativos e DVDs, no sentido de sensibilizar para a necessidade de efectuar o teste de rastreio VIH, mesmo que se considere não haver comportamentos de risco.