Quase 500 anos depois de terem sido escritas, as obras de Shakespeare continuam a ser peças incontornáveis na literatura. Agora, as obras do autor britânico foram transcritas digitalmente e estão disponíveis numa aplicação para tablets e smartphones.
Quase 500 anos depois de terem sido escritas, as obras de Shakespeare continuam a ser peças incontornáveis na literatura. Agora, os trabalhos do autor britânico foram transcrits digitalmente e estão disponíveis numa aplicação com conteúdo explicativo para tablets e smartphones com o objetivo de ajudar os leitores a compreenderem melhor a obra do dramaturgo.
De acordo com a Reuters, a coletânea, intitulada “Explore Shakespeare”, foi produzida pela Cambridge University Press. Além da versão digital das peças, disponível para iPad, a série conta com comentários, conteúdos interativos e ainda registos de áudios com excertos das obras feitas por estrelas como Kate Beckinsale e Martin Sheen.
Desta forma, John Pettigrew, produtor executivo da coletânea, espera que o dramaturgo inglês chegue a mais leitores que vem na escrita do autor uma barreira. As palavras ou expressões que os leitores não compreendem podem ser consultadas no glossário e aprofundar o seu significado.
“Muitas pessoas têm uma cópia de Shakespeare na sua estante de livros que nunca chegaram a ler, porque têm a ideia de que Shakespeare é difícil ou tem que ser estudado para ser apreciado”, lamenta o produtor.
Apesar do público-alvo ser o leitor comum, Pettigrew acredita que esta aplicação também se constituirá como uma ferramenta auxiliar para vários estudantes, que poderão substituir o formato impresso pelo digital.
Por ser o “tablet” mais usado nas escolas, o iPad foi a escolha natural, mas o produtor da coletânea já considera a hipótese de desenvolver uma versão para os sistemas Android e Windows 8.
A aplicação “Explore Shakespeare” está disponível na App Store por 8,99 dólares (cerca de sete euros).
Clique AQUI para aceder à página de download da aplicação.