Pelo menos sete orcas foram avistadas, na semana passada, ao largo de Sagres. O evento foi registado pela empresa de observação de cetáceos Mar Ilimitado que partilhou várias imagens e um vídeo das orcas na internet.
Pelo menos sete orcas foram avistadas, na semana passada, ao largo de Sagres. O evento foi registado por uma empresa de ecoturismo que partilhou várias imagens e um vídeo das orcas na internet.
Sara Magalhães, da Mar Ilimitado, uma empresa com serviços na área do ecoturismo e da investigação científica, confirmou ao Boas Notícias o avistamento de sete orcas, entre elas um exemplar juvenil e uma cria.
“Estávamos a regressar de um passeio de observação de golfinhos quando fomos informados da sua presença por uma empresa de observação de cetáceos de Lagos”, disse fonte da empresa ao Boas Notícias.
Os elementos que iam a bordo do barco registaram várias imagens e um video que partilharam na sua página do Facebook. Em pouco tempo, as imagens destes impressionantes mamíferos tornaram-se virais, com o vídeo a registar já mais de 370 partilhas.
As orcas foram acompanhadas pelos elementos da Mar Ilimitado durante o seu percurso, entre Lagos e a Ponta de Sagres, a cerca de 3 milhas náuticas da costa.
Orcas visitam Algarve regularmente
Segundo Sara Magalhães estes cetáceos passam todos os anos por aquela zona, durante o “regresso da sua visita sazonal ao Estreito de Gibraltar, no início do Verão, onde se deslocam para se alimentarem de atum”.
A Mar Ilimitado avança ainda que parte dos animais que seguiam no grupo já tinham sido identificado em anos anteriores, uma informação que confirmaram através da utilização de uma ténica conhecida como “foto-identificação” e que permite identificar individualmente “as características únicas que têm funcionando como uma impressão digital”.
A Mar Ilimitado foi fundada em 2005, por dois biólogos, e proporciona viagens de observação de golfinhos, bem como outros passeios de observação da natureza na costa sudoeste do Algarve. Durante todas as viagens é recolhida informação para fins científicos que contribui para a conservação das espécies existentes na região.
Embora sejam muitas vezes associadas às baleias, as orcas são da família dos golfinhos. Contudo, são um mamífero de maior porte (podem chegar a pesar nove tonela) e um predador que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias.
Clique AQUI para ver as imagens e vídeos das orcas que a Mar Ilimitado partilhou.