A plantação das árvores está a cargo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que vai selecionar as espécies mais adequadas a cada uma das áreas florestais integradas no projeto. Os freixos, carvalho-negral, amieiros pretos e as tramazeiras são alguns dos tipos de florestação que vão ser plantados em 2013, por todo o país.
As empresas Água Serra da Estrela e Ikea são as promotoras da iniciativa que arrancou na passada semana com a plantação simbólica de 200 exemplares no Parque Natural Sintra-Cascais.
As entidades pretendem dar nova vida às serras portuguesas, minimizando os efeitos dos incêndios e acelerando os processos de recuperação das zonas ardidas em 2012.
A empresa de distribuição de água portuguesa criou um projeto semelhante em 2002, destinado à recuperação do ambiente natural da Serra da Estrela. O sucesso da iniciativa permitiu plantar mais de 81.500 árvores, o que levou a organização a estender a iniciativa às restantes zonas florestais do país.
Ao longo dos últimos oito anos, a Água Serra da Estrela tem vindo a desenvolver várias campanhas de reflorestação, tendo até hoje conseguido plantar mais de um milhão de árvores nas florestas de Portugal.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]