“Estarão disponíveis atividades diversificadas e criativas, para fazer em família, que reavivam antigas tradições e costumes do Outono”, disse fonte da Fundação de Serralves à agência Lusa.
“Os visitantes vão poder separar espigas das barbas de milho, desfazer fardos de palha, pintar ao ar livre, aprender a confeccionar e degustar produtos da Quinta, construir brinquedos com materiais naturais, conhecer os animais que vivem em Serralves e muito mais”, acrescenta.
Haverá ainda uma Feira do Livro Infantil e uma Feira de Flores e de Produtos Biológicos, com venda de compotas, ervas aromáticas e azeites.
Oficinas para a família
Durante este dia de celebração do Outono, estão previstas uma série de Oficinas em Família, a decorrer em contínuo entre as 10:00 e as 19:00.
Destaca-se a oficina “Bonecos do tempo dos Nossos Avós” em que pais e filhos são convidados a separar as espigas das barbas de milho e do folhelho, desfazer um fardo de palha e construir bonecos de outros tempos com matérias naturais.
Outra oficina que promete despertar grande interesse é a “Cozinha Solar” onde os participantes vão conhecer os diversos modelos de forno solar, aprender a construí-los e ainda provar petiscos variados cozinhados na Festa.
Música, teatro, animais e uma exposição de fotografia
Na área da música serão apresentados os projectos “Galandum Galaundaina”, grupo que traz música tradicional das terras de Miranda e Nordeste Transmontano com um toque de modernidade, e os “Tambombo”, um grupo de percussão da Escola EB2,3 de Palmeira, Braga.
No Teatro de Marionetas, destaca-se o espectáculo “João e o Pé de Feijão”, uma adaptação do conhecido conto dos irmãos Grimm, trazido pelo Teatro de Marionetas Partículas Elementares.
Os percursos orientados, organizados pelo Serviço Educativo da Fundação de Serralves, incluem rotas originais, como é o caso de “Os Animais da Quinta”, onde os participantes irão visitar a Quinta e descobrir como vivem os animais.
Neste dia de Festa, inaugura-se também a exposição fotográfica “Terra de Linces” que mostra um conjunto de fotografias de linces ibéricos em liberdade, no seu habitat natural, da autoria do fotógrafo Andoni Canela.