O objetivo principal é conservar os habitats prioritários da serra recorrendo ao pastoreio extensivo com cabras de raça serrana (Ribatejo).
Segundo o site oficial da organização, o projeto “Habitats Conservation” pretende conservar os vários tipos de habitats existentes na serra de Aire e Candeeiros. São prados rupícolas calcários, arrelvados xerófilos, arrelvados ricos em orquídeas e lajes calcárias.
Assim, será através do pastoreio extensivo com cabras de raça serrana e também com alguns meios mecânicos que se pretende manter e conservar os habitats da serra. As ações de pastoreio estão previstas nas freguesias de Fátima e de Pedrógão.
Para além de uma perspetiva de manutenção, a organização pretende também com a presença de pastoreio na serra contribuir para uma maior vigilância de toda a natureza envolvente de modo a prevenir os fogos. Por outro lado, o pastoreio de animais limpa os terrenos de vegetação seca evitando assim a propagação dos fogos.
Ainda de acordo com o “Habitats Conservation”, o projeto pretende também incentivar junto da população local “a colheita sustentável e a comercialização de plantas aromáticas, medicinais e condimentares”.
Pretende-se também que o projeto envolva parceiros locais, demonstrando que é possível preservar a biodiversidade recorrendo ao uso sustentável dos recursos naturais, de forma a garantir suporte económico para a continuação das ações de conservação a longo prazo.
O programa Life +, da União Europeia, já decore desde o início deste ano através da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]