Investindo num dos produtos nacionais mais reconhecidos mundialmente, a Herdade Maria da Guarda, propriedade da Casa Agrícola Cortez de Lobão inaugurou, na segunda-feira, um novo lagar de azeite em Serpa avaliado em 14 milhões de euros, o maior de investimento sempre no setor.
Desde 2006 que a Casa Cortez tem apostado no mercado do azeite, sendo que a construção do lagar faz parte do plano estratégico da empresa. O novo lagar terá a capacidade de moagem para 450 toneladas de azeitonas por dia.
Atualmente, a plantação, na Herdade Maria da Guarda, com uma área de 575 hectares, tem cerca de 1,1 milhões de oliveiras e o plano é aumentar, cada vez mais, a plantação de novas árvores
Em declarações à Lusa, o proprietário da empresa agrícola, João Cortez de Lobão, explica que este projeto representa o “maior investimento privado 100% português no setor agrícola”.
Para este ano, a empresa prevê uma produção total de 70 mil toneladas, o que poderá, pela primeira vez, em 40 anos, dar, por si só, resposta ao consumo nacional deste produto.
O peso das exportações na Casa Agrícola Cortez de Lobão
Só no ano passado, as exportações representaram 75% do volume de negócios da empresa, calculando-se que, em 2012, este valor atinja os 80 a 90%. Maioritariamente, a empresa exporta azeite a granel para o Brasil (principal comprador), Eua e China.
O mercado do azeite embalado ainda não tem um grande peso nas exportações da empresa nacional, sendo Itália o maior exportador e o primeiro comprador de azeite a granel.
A Casa Agrícola Cortez de Lobão é proprietária da herdade, que está entre os cinco maiores produtores e vendedores de azeite nacionais, desde o século XVIII, estando na família Cortez desde então .
Clique AQUI para aceder ao site da Herdade Maria da Guarda e AQUI para aceder à página no facebook