O mítico 'Senhor do Adeus' poderá transformar-se num gigantesco painel de azulejos interativos. Um projeto que está a angariar financiamento através de 'corwdfunding' quer 'ressuscitar' João Manuel Serra, permitindo que volte a acenar aos lisboetas.
Uma das personagens mais famosas da história recente de Lisboa, o mítico 'Senhor do Adeus', poderá transformar-se num gigantesco painel de azulejos interativos. Um projeto que está a angariar financiamento através de 'corwdfunding' quer ressuscitar João Manuel Serra, permitindo que volte a acenar aos lisboetas.
Joris Festjens, um dos mentores do projeto criado pelo grupo artístico Berlin (atualmente em residência em Lisboa), explica, no vídeo da campanha, que o objetivo é criar, na parede de um edifício localizado na Nossa Senhora do Monte (Graça), um painel com mais de 700 azulejos interativos. Cada azulejo é composto por cerca de 30 esferas de duas cores (preto e branco) que podem girar, mudando de cor, através de uma aplicação móvel.
“Funcionando de um modo semelhante aos painéis dos aeroportos, estas esferas são como pixeis que mudam de posição recriando o movimento de 'dizer adeus'”, revela Joris. Quem passar pelo local e tiver feito o 'download' da aplicação vai poder acionar o mecanismo e rever o gesto tão familiar com que, durante anos, o enigmático João Manuel Serra cumprimentava quem passava por ele.
Parte do imaginário coletivo da cidade
João Manuel Serra, carinhosamente apelidado de 'Senhor do Adeus', dedicou parte da sua vida a acenar às pessoas que passavam no Saldanha e noutros pontos da cidade como o Restelo. O músico Filipe Melo, que também dá o seu testemunho no vídeo da campanha e conhecia pessoalmente João Serra, defende que o Senhor do Adeus já faz parte do “imaginário coletivo da cidade”.
Em Novembro de 2010, quando faleceu, cerca de duzentas de pessoas juntaram-se, no Saldanha, em Lisboa, para homenagear João Manuel Serra. Em jeito de despedida, os lisboetas reuniram-se, entre as 22h e a 01 da manhã, e acenaram aos carros que passavam no local.
Clique AQUI para saber mais sobre esta campanha que decorre durante mais dois meses para angariar cerca de 28 mil euros.