Tudo começou quando Dominique descobriu que tinha perdido o seu cartão multibanco e que precisava de dinheiro para ir para casa. Foi aí que Robbie, um sem-abrigo que vive nas ruas de Preston, em Inglaterra, quis oferecer à estudante todo o dinheiro que tinha, para que esta apanhasse um táxi e chegasse a casa em segurança.
A jovem recusou a ajuda, mas ficou sensiblizada com o gesto, o que a fez iniciar uma ação de recolha de fundos para o homem, que não tem conseguido encontrar um emprego, sobretudo por não ter morada.
“Defini como objetivo reencontrar este homem. E quanto mais procurei saber sobre ele, mais gestos bondosos dele descobri, como devolver porta-moedas intactos ou oferecer o seu cachecol para aquecer as pessoas. Tive sorte e encontrei-o”, conta a jovem na página de Facebook que criou para divulgar a ação.
A iniciativa sensibilizou pessoas de toda a Inglaterra, que aceitaram doar, cada uma, no mínimo, cerca de três libras, o valor que o homem quis oferecer a Dominique. A campanha, que espera alcançar o valor de 40 mil libras até ao final desta quinta-feira, já conseguiu angariar mais de 30 mil libras, o equivalente a 26 mil euros, um valor muito superior aos 600 euros iniciais que a jovem esperava alcançar.
Ação também vai ajudar outros sem-abrigo
Inicialmente, o dinheiro angariado destinava-se a ajudar o sem-abrigo a conseguir um apartamento, mas o homem decidiu que Dominique devia partilhar o montante com outros sem-abrigos.
“Os próximos dias serão passados a decidir cuidadosamente para onde vamos doar o dinheiro e como ele pode ser usado de forma eficaz para ajudar a comunidade sem-abrigo de Preston”, explicou a jovem à imprensa inglesa.
Na terça-feira, Dominique esteve nas ruas de Preston acompanhada de seis amigos que vestiram a pele de sem-abrigo para perceber e mostrar as dificuldades que os mendigos travam todos os dias.
A jovem criou um site, uma página de Facebook e uma conta de Twitter para divulgar a campanha, que se tornou viral na Internet. Desde que o site foi aberto, já houveram diversas vezes que a página teve dificuldades técnicas, devido a “anormal número elevado de visitantes”, como explica a jovem, que recebeu o apoio de diversas pessoas, incluindo do vocalista da banda Stone Roses, Ian Brown.
Notícia sugerida por Maria da Luz