É mais um exemplo de que a honestidade compensa. Um sem-abrigo norte-americano prepara-se para receber milhares de dólares em donativos feitos pela comunidade depois de ter devolvido a uma mulher um anel de diamante que esta deixou cair.
É mais um exemplo de que a honestidade compensa. Um sem-abrigo norte-americano prepara-se para receber milhares de dólares em donativos feitos pela comunidade depois de ter devolvido a uma mulher um anel de diamante que esta, acidentalmente, deixou cair quando lhe dava alguns trocos à porta de um centro comercial.
O facto de viver na rua e ter, de repente, uma peça tão valiosa nas mãos poderia ser encarado por muitos como uma verdadeira lotaria, mas Billy Ray Harris preferiu não ir pelo caminho mais fácil e, embora se tenha apercebido do valor do anel, manteve-se fiel aos seus princípios.
“O anel era tão grande que eu soube imediatamente que, se fosse verdadeiro, era muito caro”, contou Harris ao canal de televisão local KCTV. “O que pensei foi que sem dúvida se tratava de uma bênção, mas tive em consideração o meu caráter”, salientou.
Sarah Darling, a dona do anel, que lhe tinha sido oferecido pelo noivo em sequência do pedido de casamento, apenas deu pela falta deste no dia seguinte. “Os anéis estavam a incomodar-me e coloquei-os na carteira, acabando por deixá-lo cair junto com as moedas”, relembrou a mulher.
“Fiquei a sentir-me muito triste porque, mais do que valor monetário, o anel tinha um grande valor sentimental para mim”, admitiu. Darling decidiu, então, voltar ao centro comercial e procurar Harris, explicando-lhe o que tinha acontecido.
“Ela chegou-se ao pé de mim e perguntou-me: 'Lembra-se de mim?'. E eu disse-lhe: Não sei, vejo muitas caras…' e ela disse-me que podia ter-me dado algo muito valioso. Foi aí que lhe perguntei: 'Está a falar de um anel?' e, quando ela disse que sim, eu disse-lhe 'bem, eu tenho-o comigo”, recordou o sem-abrigo, que, então, o entregou à proprietária.
Para a noiva, encontrar o anel “foi um milagre”. “Pensei que nunca o ia recuperar. Às vezes tendemos a pensar o pior das pessoas, mas coisas como estas fazem-nos perceber que há boas pessoas por aí”, defendeu.
Como recompensa, Sarah Darling e o futuro marido criaram um movimento de angariação de fundos no site Giveforward.com, sendo todo o dinheiro recolhido destinado a ajudar Billy Ray Harris.
Até ao momento já foram arrecadados mais de 150 mil dólares (cerca de 115 mil euros), doados por cerca de 6.200 pessoas, mas a ação vai ainda prolongar-se por mais 79 dias, pelo que o montante deverá aumentar.