O enorme sucesso da "selfie" recordista tirada pela apresentadora Ellen DeGeneres durante a 86ª cerimónia dos Óscares no passado domingo vai ser transformado em solidariedade através da doação de três milhões de dólares a duas instituições.
O enorme sucesso da “selfie” recordista tirada pela apresentadora Ellen DeGeneres durante a 86ª cerimónia dos Óscares no passado domingo vai ser transformado em solidariedade através da doação de três milhões de dólares (cerca de dois milhões de euros) a duas instituições de solidariedade: um dólar por cada utilizador que a “retweetou” na Twitter.
A doação vai ser feita pela Samsung, empresa que estava entre as patrocinadoras do evento e que cedeu à anfitriã o seu novo “smartphone”, o Galaxy Note 3, com o qual a popular “selfie”, na qual aparecem, além de DeGeneres, os atores Jared Leto, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Bradley Cooper, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt, Angelina Jolie, Lupita Nyong'o e o seu irmão, Peter, foi guardada para a posteridade.
Em comunicado, a multinacional afirmou que a “selfie”, que já ultrapassou os três milhões de “retweets” e que chegou ao milhão em apenas uma hora, superando o antigo recorde de partilhas da fotografia Barack Obama a abraçar Michelle Obama depois de vencer as eleições, foi um momento espontâneo da apresentadora e não uma estratégia pensada previamente.
“Apesar de termos sido um dos patrocinadores dos Óscares e de termos um acordo com a ABC [canal que transmitiu a cerimónia], ficámos deliciados ao ver a Ellen a incorporar o aparelho de uma forma tão orgânica no momento da 'selfie', que ficou nas bocas do mundo”, disse a empresa.
“[Foi] uma grande surpresa para todos, ela captou algo que ninguém esperava”, acrescentou a Samsung que, em resultado da reação em massa, decidiu retribuir a publicidade gratuita através da doação de um dólar (perto de 73 cêntimos) por cada partilha da fotografia no Twitter.
“Em honra deste momento épico e, claro, da resposta incrível de três milhões de 'retweets', quisemos fazer uma doação a duas instituições de solidariedade escolhidas pela Ellen. A Samsung vai doar 1,5 milhões de dólares a cada uma delas”, informou a empresa.
As instituições que vão receber a doação já foram selecionadas pela apresentadora. São elas o Hospital Pediátrico de St. Jude, que se dedica, maioritariamente, à investigação e tratamento de crianças com cancro, e à Humane Society, a maior associação de proteção dos animais dos EUA.
Notícia sugerida por Elsa Martins