O selecionador nacional e alguns jogadores estiveram, este domingo, na apresentação do novo equipamento alternativo da seleção nacional. Com motivos inspirados na época dos Descobrimentos, o novo equipamento é feito de material reciclado e deverá ser estreado já esta quarta-feira, no encontro de carácter particular frente à Polónia.
A nova indumentária, fabricada pela Nike, tem calções 100% em poliéster reciclado e uma camisola 96% no mesmo material que é feito a partir de garrafas de plástico. O design apresenta como principais elementos gráficos símbolos da história marítima portuguesa, transportando para a seleção o mesmo espírito aventureiro do tempo dos Descobrimentos.
O equipamento foi concebido com a tecnologia Nike Dri-FIT, que ajuda a regular a temperatura do corpo ao eliminar o suor. O seu tecido é 23% mais leve que o anterior e a estrutura de malha e fios 20% mais forte. A ventilação 'laser cut' promove a refrigeração localizada permitindo que os jogadores se mantenham focados no jogo.
De cor branca, o novo equipamento apresenta a cruz de São Jorge, ilustrada com as cores da bandeira de Portugal, dividida ao centro por uma linha diagonal que representa a esfera armilar – instrumento da astronomia que serviu para a navegação nas rotas que levaram os portugueses pelo Mundo e que também surge no colarinho.
Os calções deste equipamento alternativo são também brancos, sendo que as meias apresentam, na parte de trás, uma pequena cruz verde.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]