Mário Figueiredo (engenharia), Miguel Araújo (ambiente), Nuno Peres (física), Caetano Sousa (imunologia), Gonçalo Abecasis (computação) e Inês Barroso (genética) são os seis portugueses incluídos na lista dos investigadores mais influentes de 2014.
Destes cientistas, apenas dois estão a trabalhar ao serviço de instituições portuguesas: Mário Figueiredo afeto à Universidade de Lisboa e Nuno Peres afeto à Universidade do Minho.
Os restantes trabalham para instituições norte-americanas ou do Reino Unido sendo que um dos investigadores, Miguel Araújo, está a trabalhar para o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Espanha).
A Thomson Reuters elaborou a lista com base nos cientistas cujos estudos são mais citados pelos seus colegas investigadores. O documento final partiu da análise de estudos publicados entre 2002 e 2012 em 21 áreas da ciência.
Recorrendo a um sofisticado 'software' que fez um rastreio destes estudos, a Thomson Reuters identificou os autores que publicaram os artigos mais citados nas suas áreas de investigação, em determinado ano. Estes estudos representam aqueles que a comunidade científica considera serem os mais significativos.
Clique AQUI para consultar todos os nomes da lista “The World's Most Influential Scientific Minds: 2014 (é necessário fazer registo).