As três fêmeas (Biznaga, Flora e Fruta) e os três machos (Gamma, Guara e Génesis) têm entre cinco anos e a menos de um ano de idade e foram transferidos para Silves dos centros de reprodução espanhóis El Acebuche, em Doñana, e Jerez de la Frontera.
A primeira tentativa de reprodução de linces em Silves, ocorrida no ano passado, levou à formação de quatro casais. Este ano são emparelhados oito. “Biznaga e Éon estão juntos há um mês e entraram em cópula este domingo, tornando-se no primeiro casal a fazê-lo, em todos os centros, nesta época de reprodução”, revelou ao jornal Público Rodrigo Serra, diretor do CNRLI.
O responsável ressalva que, das oito fêmeas envolvidas neste processo de acasalamento, apenas cinco são adultas, tendo, desde logo, mais hipóteses de reproduzir com sucesso. Contudo, a presença de animais mais novos é importante, para que “aprendam os comportamentos reprodutivos e a estar com um macho”.
Segundo informações divulgadas pelo CNRLI na sua página da Internet, a época de reprodução do lince ibérico estende-se de janeiro a julho, com um pico entre janeiro e fevereiro. Os meses de março a abril correspondem à época de nascimentos.