Portugal é o quinto país do mundo com mais representações na lista dos 100 destinos mais "valiosos", isto é, com melhor relação qualidade-preço para 2014 elaborada pelo Trivago, o maior motor internacional de busca de hotéis.
Portugal é o quinto país do mundo com mais representações na lista dos 100 destinos mais “valiosos”, isto é, com melhor relação qualidade-preço para 2014 elaborada pelo Trivago, o maior motor internacional de busca de hotéis. O maior destaque vai para a região da Peneda-Gerês, que ocupa o 9º lugar a nível mundial e o 4º a nível europeu.
Além da Peneda-Gerês, os representantes portugueses da lista são Peniche (59º lugar), Braga (69º), Figueira da Foz (73º), Vila Nova de Milfontes (86º) e Ericeira (95º), explica um comunicado enviado pelo motor de busca ao Boas Notícias.
No conjunto dos 100 destinos do ranking, a China é a nação com mais entradas na lista (um total de oito representações), seguida por Grécia, Tailândia e Espanha (todas com sete entradas) e, finalmente, Portugal, o quinto país com mais destinos entre os mais “valiosos” do mundo, ou seja, aqueles onde o valor acrescentado por cada euro gasto é maior.
A lista é liderada por Aït-Ben-Haddou, cidade fortificada no interior de Marrocos, que ocupa a primeira posição deste ano e que, tal como acontece com mais 25 destinos do ranking, é “casa” de um local considerado Património da Humanidade pela UNESCO.
No segundo lugar surge a cidade de Mostar, na Bósnia, conhecida pela sua ponte velha, um local icónico daquela região. A fechar o pódio está a vila pitoresca de Chora, principal localidade da ilha grega de Ios.
De realçar que apenas cinco capitais mundiais conseguiram entrar na lista: Sarajevo (Bósnia), Sófia (Bulgária), Hanói (Vietname), Manágua (Nicarágua) e Belgrado (Sérvia).
Segundo o Trivago, Portugal apresenta, na globalidade, “uma performance invejável no ranking dos destinos mais valiosos para 2014, sobretudo se se tiver em conta as suas dimensões”.
“A riqueza histórica e cultural, juntamente com a envolvência natural única na Europa, a hospitalidade local e o custo de vida reduzido conduzem Portugal a uma posição de destaque no turismo mundial de 2014”, em especial “para viajantes experientes à procura dos últimos tesouros escondidos da Europa”, conclui o motor de busca.