Seis obras de arte sacra, roubadas ao longo da última década em vários mosteiros na Grécia, foram encontradas numa galeria de arte londrina. Criadas há mais de 200 anos, as peças estavam à venda por cerca de 5700 euros. A polícia grega já está a investigar o caso.
Segundo o jornal britânico The Guardian, a descoberta foi feita graças ao telefonema de uma mulher que reconheceu uma das pinturas – uma célebre representação da Virgem Maria – no site da galeria Temple, situada na região oeste de Londres, perto da embaixada da Grécia.
Uma investigação policial revelou que a obra em questão havia sido dada como desaparecida. Em sua defesa, o proprietário da galeria londrina, Richard Temple, disse que não tinha “qualquer motivo” para desconfiar que vendia arte roubada.
“Trabalho no ramo há 51 anos e, dada a reputação da minha galeria, nunca me atreveria a correr quaisquer riscos”, disse o responsável. “Foram cumpridos todos os protocolos, mas os negócios são fechados em boa fé e com base na confiança. Eu conheço o vendedor – trata-se de alguém com quem costumo trabalhar e acredito que também tenha sido enganado”, acrescentou.
As obras foram deixadas à responsabilidade da Scotland Yard na passada quinta feira e o chefe da polícia grega, Dimos Koursilos, já declarou que as quer recuperar, ressalvando que, apesar da cooperação do dono da galeria Temple, “há documentos em falta”.
As autoridades gregas acreditam que esta transação ilegal tenha sido promovida por uma rede internacional de tráfico de arte.