Imagine como seria poder "transferir", a qualquer momento, o seu escritório de lugar para lugar. Graças à "Refold", uma secretária inovadora feita de cartão 100% reciclável que pode ser dobrada e facilmente transportada, tal vai ser possível.
Imagine como seria poder “transferir”, a qualquer momento, o seu escritório de lugar para lugar. Graças à “Refold”, uma secretária inovadora feita inteiramente de cartão 100% reciclável que pode ser dobrada e facilmente transportada, tal vai passar a ser possível.
A ideia é de três designers da Nova Zelândia – Fraser Callaway, Oliver Ward e Matt Innes – e já ultrapassou largamente a meta de financiamento coletivo na plataforma 'Kickstarter'.
“Desenvolvemos a 'Refold' porque todos gostamos de desafiar as expetativas”, explicam, na página do projeto naquela plataforma, os criadores. “Esta secretária é um resultado desta crença, é a forma como desafiamos a expetativa de que trabalhar significa estar sentado em frente a um computador das nove às cinco durante cinco dias por semana”, justificam.
A secretária pesa 6,5kg e, no entender dos mentores, “facilita o fluxo de trabalho moderno, incentivando a flexibilidade e a colaboração”. Uma equipa pode, sem dificuldade, criar um ambiente de trabalho em poucos minutos e transformá-lo de acordo com as suas necessidades à medida que estas evoluem, esclarece o trio.
Uma vez que todos temos alturas diferentes, Callaway, Ward e Innes desenvolveram três modelos da “Refold” com diferentes tamanhos para maximizar a ergonomia do produto, podendo os clientes encomendar o que mais se adequar às suas caraterísticas físicas.
A secretária pode ser facilmente montada em poucos minutos. © Refold
Além disso, o facto de poder ser rapidamente dobrada e transformada numa mala permite a poupança de espaço e simplifica o armazenamento, destacam os criadores, que revelam que a secretária pretende incentivar o hábito de trabalhar de pé e não na “prisão” de uma cadeira.
“[Em pé] temos mais energia e somos mais produtivos”, justificam, acrescentando que passar menos tempo sentado “melhora a saúde e pode, em última instância, salvar a nossa vida”.
As secretárias são vendidas em “estado puro”, mas podem, também, ser personalizadas e pintadas de acordo com o gosto de cada um, razão que levou os designers a unirem-se com vários artistas neozelandeses no sentido de criar mesas decoradas que vão, igualmente, ser comercializadas.
De realçar que o projeto tem ainda uma vertente solidária: os responsáveis estabeleceram uma parceria com a UNICEF da Nova Zelândia que, com a colaboração dos cidadãos que adquirirem a “Refold” ou as suas peças, enviará secretárias para as escolas das crianças carenciadas das Ilhas do Pacífico.
“Vemos estas secretárias como um produto que pode instigar uma mudança positiva nas escolas dos menos afortunados. Estamos honrados por poder colaborar com a UNICEF Nova Zelândia para fazer com que tal aconteça”, concluem.
Clique AQUI para saber mais sobre este projeto no 'Kickstarter' (em inglês).