Um novo estudo revela que consultar menos vezes por dia as mensagens de correio eletrónico pode ajudar a aliviar o stress psicológico de estudantes e trabalhadores.
Se o simples facto de pensar em consultar a caixa de entrada do seu e-mail lhe dá dores de cabeça, esta notícia é para si. Um novo estudo revela que consultar menos vezes por dia as mensagens de correio eletrónico pode ajudar a aliviar o stress psicológico de estudantes e trabalhadores.
A investigação, desenvolvida pela Universidade de British Columbia, no Canadá, envolveu 124 voluntários adultos, entre os quais estudantes, analistas financeiros, médicos, entre outros profissionais.
Um grupo foi instruído a limitar as idas à caixa de e-mail, lendo e respondendo às mensagens apenas três vezes por dia durante uma semana, ao passo que outro foi aconselhado a continuar a visualizar o e-mail como habitual, sem quaisquer mudanças.
As instruções foram, depois, invertidas por mais uma semana, e, ao longo do estudo, os voluntários responderam também a breves questionários diários, que procuraram apurar, entre outros elementos, os seus níveis de stress.
“O nosso estudo mostra que as pessoas se sentem menos stressadas quando veem o e-mail com menor frequência”, explica, em comunicado, Kostadin Kushlev, principal autor da investigação e candidato a doutoramento do departamento de psicologia daquela universidade canadiana.
Alterar o hábito de consultar o correio eletrónico com frequência é, porém, uma tarefa difícil. “A maioria dos participantes achou significativamente difícil ver o e-mail poucas vezes por dia”, nota Kulshev, acrescentando que é este fator que torna o estudo surpreendente.
“As pessoas acham difícil resistir à tentação de ir ao e-mail, mas resistir a esta tentação contribui para reduzir o stress”, realça o investigador, que se inspirou no seu exemplo pessoal para a realização do estudo, cujos resultados foram publicados na revista científica Computers in Human Behavior.
“Atualmente, vejo o meu e-mail em blocos várias vezes ao dia em vez de responder, constantemente, às mensagens à medida que elas chegam e sinto-me melhor e menos stressado”, confessa.
Segundo os autores da investigação, as organizações e empresas devem contribuir para esta mudança de hábitos, encorajando os trabalhadores a responder a vários e-mails de seguida em períodos de tempo específicos em vez de o fazer a todo o momento.
Clique AQUI para aceder ao estudo (em inglês).