O projeto internacional Universe Awareness (UNAWE), coordenado desde janeiro pelo português Pedro Russo, recebeu o prémio SPORE da revista internacional Science. O projeto promove a divulgação da astronomia às crianças desfavorecidas.
O UNAWE é um programa internacional que utiliza a beleza e a grandeza do universo para estimular o interesse pela ciência em crianças entre os 4 e os 10 anos. O projeto pretende também incentivar o sentido de uma cidadania global.
O site oficial do UNAWE disponibiliza uma grande variedade de materiais educativos que são produzidos pelos 500 educadores e astrónomos do programa, vindos de 40 países. O UNAWE é uma das maiores redes internacionais de educadores da ciência.
“Esperamos que este prémio inspire mais pessoas para se envolverem no UNAWE e organizarem atividades para as suas comunidades locais, que podem ser partilhadas internacionalmente”, disse, em comunicado, Pedro Russo, português e responsável por este projeto.
Um projeto internacional
O UNAWE foi criado em 2005 por George Miley e já organizou milhares de atividades em mais de 40 países, atingindo centenas de milhares de crianças.
O projeto faz parte de um plano estratégico internacional, “Astronomia para o Mundo em Desenvolvimento”, que utiliza esta ciência para melhorar o conhecimento global em todos os níveis da sociedade. No início deste ano, a União Europeia concedeu 1,9 milhões de euros para o UNAWE.
O prémio SPORE, (Prize for Online Resources in Education) é promovido pela revista Science como um meio de mostrar os melhores recursos educacionais disponíveis na Internet e levá-los a um público mais vasto.
[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]
Clique AQUI para aceder ao site oficial do projeto.