A maior parte dos idosos daquela localidade estão dispersos por vários lares que ficam longe da freguesia de Darque. “Uns em Vila Franca, outros em Vila Nova de Anha, e outros até mais longe”, disse ao Boas Notícias, Maria José, secretária do centro paroquial.
“A unidade de cuidados continuados e o lar de idosos são muito importantes para a nossa comunidade, já que vão permitir que os idosos fiquem agora perto das suas famílias”, sublinhou a responsável.
O projeto partiu de uma iniciativa de Rosa Amorim, da Associação Sorriso do Idoso e Amigos do Coração de Darque, que contou com o apoio do Centro Paroquial de Darque e da ASIAC.
Para angariar donativos junto da comunidade, Rosa decidiu pedir a toda a população o donativo de um euro por semana. A recolha, que teve início em maio, foi feita sobretudo nos estabelecimentos comerciais da localidade.
O desafio foi superado pela comunidade. A população aderiu muito bem, conseguindo angariar cerca de 23 mil euros, segundo avançou a RTP.
Os donativos recolhidos ajudaram a unidade de cuidados continuados e o lar de idosos, contribuindo para equipar 9 quartos (com 18 camas) dos 32 quartos duplos da Unidade de Cuidados Intensivos.
Segundo a RTP, o projeto, que já está em fase de conclusão, representa um investimento total de 3 milhões de euros, sendo que parte do dinheiro veio do centro paroquial de Darque (e dos doadores) e o restanto do estado.