Ninguém duvida que trocar gestos carinhosos faz bem. Mas um abraço prolongado, com alguém de quem gostamos, traz mais benefícios do que se poderá pensar. Aqui fica uma lista dos 5 benefícios mais importantes de abraçar entes queridos
Ninguém duvida que trocar gestos carinhosos faz bem. Mas um abraço prolongado, com alguém de quem gostamos, tem um efeito mais positivo, no corpo e na mente, do que se poderá pensar.
Aqui fica uma lista dos 5 benefícios mais importantes (e surpreendentes) de abraçar entes queridos – a cara metade, os filhos, os pais, os melhores amigos.
Se ultimamente não tem encontrado ninguém a jeito para abraçar, saiba que pode obter efeitos semelhantes através de uma massagem ou de técnicas de relaxamento como o yoga e a meditação.
1. Abraçar reforça o sistema imunitário
De acordo com um estudo conduzido pela universidade de Carnegie Mellon (EUA), abraçar, especialmente no caso de pessoas que sofrem de altos níveis de stress, ajuda a tornar as pessoas mais resistentes a infeções.
2. Alivia o stress
Uma investigação publicada no jornal Psychological Science defende que receber um abraço de uma pessoa de quem gostamos é uma maneira eficaz de reduzir o stress.
3. Reduz a tensão arterial
Quando abraçamos alguém, a nossa ‘hormona do amor’ dispara, indica uma investigação da Universidade da Carolina do Norte. Esta hormona, conhecida como oxitocina, desempenha um papel fundamental na redução de cortisol o que faz descer a pressão arterial.
4. Causa sensação de bem-estar
Um abraço sincero também liberta dopamina, ‘hormona do prazer’, que estimula as mesmas áreas do cérebro aliadas à sensação de bem-estar e aumenta a auto-estima.
5. Relaxa os músculos
Ao promover a libertação de “hormonas boas” e reduzindo a tensão arterial, o abraço ajuda também a descontrair os músculos.