A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) anunciou, em comunicado, na passada quinta-feira, que está a desenvolver um novo projeto, denominado Vecmap, capaz de controlar a movimentação e localização dos mosquitos.
O principal objetivo é erradicar os mosquitos transmissores de doenças. Neste momento o alvo principal da ação é o ‘Ochlerotatus Japonicus’, mosquito que transmite dengue e febre de chikungunya, identificado pela primeira vez na Bélgica em 2002.
“As doenças transmitidas por mosquitos ou carraças estão a tornar-se um problema para a saúde pública na Europa”, pode ler-se no comunicado. Os especialistas referem que a situação é agravada pelo facto de ser difícil controlar para onde vão os mosquitos. O Vecmap pretende solucionar o problema e impedir que a população seja apanhada desprevenida.
A ESA procura, através do novo projeto, conhecer melhor as condições, o lugar e a época de eclosão das larvas dos mosquitos. Os investigadores introduzirão dados relativos à humidade, temperatura e vegetação numa plataforma que simplificará a análise da distribuição dos mosquitos na Europa. As informações permitirão erradicar, mais facilmente, mas pragas.
O primeiro objetivo do Vecmap é chegar ao mosquito asiático que invadiu a Bélgica em 2002, seguindo-se, depois, as restantes espécies, com base nos dados recolhidos. Esta primeira fase deverá começar em Maio de 2013.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da ESA (em inglês).