Atleta portuguesa vence a prova de 3.000 metros e atinge distinção de melhor atleta europeia do ano na modalidade.
A desportista portuguesa Sara Moreira venceu, esta quinta-feira, a prova de 3.000 metros na modalidade de atletismo para o campeonato francês Val d'Oise, em Eaubonne, e atingiu uma distinção europeia.
No meeting feminino, a atleta do Maratona Clube de Portugal atingiu a o tempo de 8.52,48 minutos, mínimo necessário para os Campeonatos da Europa de pista coberta de Gotemburgo que se realizam em Março deste ano.
Estando a três semanas dos Europeus de Gotemburgo, a marca conquistada esta semana pela atleta portuguesa coloca-a no pódio como a terceira melhor europeia do ano na prova de 3.000 metros.
Após ultrapassar a recordista etíope Gete Dima e ficar isolada um pouco antes dos 2.000 metros, Sara Moreira aguentou a investida da atleta belga de origem etíope, Almenesh Blete, que terminou atrás, com uma marca de 8.54,14 minutos. Em terceiro lugar ficou a etíope Einaz Ayana, com 8.55,73 minutos.
Sara Moreira conquista assim o título de primeira atleta feminina portuguesa a conseguir alcançar o tempo mínimo para o Europeu, depois de quatro atletas masculinos o terem obtido: Diogo Antunes nos 60 metros, Rasul Dabó nos 60 metros barreiras, Edi Maia na vara e Hélio Gomes nos 1.500 metros.