O desenvolvimento destes sapatos que fazem parte da coleção Footglove Earth e prolongou-se por cerca de 18 meses. De acordo com o site da empresa, a Marks&Spencer estabeleceu um compromisso de sustentabilidade, no qual pretende tornar as suas fábricas e produtos mais sustentáveis até 2020, através de diversas medidas que passam pela dimunição do consumo de água, da reciclagem de produtos, entre outros.
A “pele destes sapatos é feita em curtumes com regras de fabrico de couro aprovadas pela The Leather Working Group, uma organização que estabelece regras e boas práticas sustentáveis para as empresas de fabrico de peles.
O restante material dos sapatos da Footglove Earth, por exemplo o forro, é feito à base das borras de café, que normalmente são desperdiçadas. As solas são fabricadas em borracha natural e cascas de arroz e o acolchoamento é à base de espuma feita a partir de garrafas de plástico recicladas.
Nesta coleção podem-se encontrar diferentes tipos de calçado, que vão desde sapatos de salto alto a ténis, e que podem ser adquiridos online. Os preços oscilam entre os 29 e as 99 libras (entre cerca de 40 a 132 euros).
“Exigimos que cada componente deste calçado venha de fornecedores que têm como princípios a sustentabilidade e a reciclagem. Com isto, conseguimos descobrir progressos fantásticos e construir relações fortes com pessoas que têm as mesmas ideias que nós. Assim, foi possível criar uma coleção sustentável, que tem como base o conforto, a flexiblidade e a leveza”, explica a empresa no seu site oficial.
Notícia sugerida por António Resende