Depois de o seu desenvolvimento ter sido anunciado no primeiro trimestre deste ano, o novo calçado, batizado GPS Shoe, já recebeu a certificação da Federal Communications Commission (FCC) e está à venda nos EUA.
Os sapatos foram produzidos graças à Aetrex Worldwide, uma fabricante de calçado, e à GTX Corp, especialista em GPS (sistemas de posicionamento global) destinados a uso pessoal.
Além de proporcionarem conforto a quem os calça, distinguem-se por terem incorporado um “microchip”, que deteta a localização da pessoa que estiver a usá-los. De acordo com Andrew Carle, da GTX Corp, “o GPS Shoe tem o potencial de salvar vidas, além de ser uma tecnologia que mudará o quotidiano de quem sofre da doença e de quem presta cuidados aos doentes”.
Carle sublinha ainda que “os sapatos podem ajudar o Governo a poupar milhões de dólares em operações de busca e salvamento”, pelo que pode também trazer benefícios para a sociedade em geral.
A GTX Corp acrescenta que um sapato com localizador é uma opção funcional e segura, visto que, nos casos de Alzheimer, tende a não haver perda da memória procedimental. Ou seja, mesmo que, por exemplo, não reconheçam os membros da família, os doentes sabem que devem vestir-se e calçar-se e dificilmente sairão descalços.
O produto, resultante da parceria entre as duas empresas, está a ser comercializado desde meados de Outubro nos Estados Unidos, e custa 299 dólares (cerca de 214,5 euros). Porém, ainda não há previsão para a venda noutros países.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]