A Câmara de Santarém lança, esta sexta-feira, uma nova iniciativa, a Biomomento, destinada a aproximar os consumidores e os produtores no âmbito do projeto municipal "Cooperar para uma agricultura sustentável".
A Câmara de Santarém lança, esta sexta-feira, uma nova iniciativa, a Biomomento, destinada a aproximar os consumidores e os produtores no âmbito do projeto municipal “Cooperar para uma agricultura sustentável”.
Este projeto, desenvolvido pela Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (DADS), tem como objetivo incentivar práticas de agricultura sustentável, criando uma rede que permita levar os consumidores a privilegiarem a compra direta aos produtores locais.
Para o fazer, a autarquia tem apostado na realização de uma feira semanal para a venda de produtos biológicos, que tem lugar todas as quartas-feiras de manhã no Jardim da Liberdade, e criou também um ponto de venda de cabazes biológicos que funciona todas as sextas-feiras ao fim da tarde na Casa do Ambiente.
Agora, os responsáveis da DADS preparam-se para introduzir uma outra vertente no projeto, materializada pela iniciativa Biomomento, que pretende promover o conceito de sustentabilidade no setor agrícola e das atividades subsidiárias, melhorando a informação, formação e sensibilização de quem compra e de quem produz.
Assim, em todas as sextas-feiras de cada mês, a Casa do Ambiente vai receber ações formativas. O propósito, explica uma nota da autarquia, é “contribuir para que a agricultura sustentável seja cada vez mais a primeira opção dos consumidores, dinamizando a economia local, aproximando os produtores dos consumidores e preservando o ambiente, tornando os consumidores mais responsáveis nas suas opções”.