A Sanofi, companhia especializada em farmacêutica que conta com cerca de 160 colaboradores no país, assinou recentemente um acordo de parceria com o iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, em Oeiras, no valor de 2 milhões de euros, para estabelecimento de um laboratório satélite Sanofi onde se irão desenvolver duas linhas de investigação, a partir de 1 de Agosto e durante 2 anos.
“Queremos que esta parceria sirva para fazer avançar a ciência e trazer valor para Portugal, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento. Não é fácil atrair este tipo de investimento para Portugal, pelo que é com orgulho que constatamos que conseguimos concretizar o Projecto. Esta investigação muito direccionada será um grande contributo que nos ajudará nas diversas fases de investigação a acelerar a disponibilização de inovação aos doentes a nível global”, afirma Francisco del Val, Diretor Geral da Sanofi Portugal.
Para Paula Alves, CEO do iBET, “este acordo representa mais um avanço no desenvolvimento de valor a trazer para a economia portuguesa, através da ligação entre a investigação e a indústria, vamos tentar desenvolver soluções de biotecnologia que representem evolução da investigação para o mundo.”
“Os acordos entre as empresas e instituições científicas servem para gerar riqueza para o país, criando emprego qualificado e reforçando a economia nacional. Com esta parceria, nós estamos a trabalhar para o desenvolvimento do país e para a reputação da investigação e dos investigadores nacionais”, diz Manuel Carrondo, Vice-Presidente do iBET.
A parceria representa um laboratório de uso exclusivo da Sanofi, com uma equipa dedicada de dois investigadores e o apoio de um terceiro, que irão liderar dois projetos de investigação, um na linha da purificação e caracterização de anticorpos, outro dedicado à selecção das melhores condições de processo para produção dos anticorpos de interesse.
“Esta investigação vai ajudar o desenvolvimento do pipeline de investigação da Sanofi, ao garantir que os produtos têm a qualidade necessária para a aplicação clínica. Simultaneamente, vai ajudar a optimizar o processo de investigação dos produtos, ao encurtar o tempo necessário na linha principal de investigação”, aprofunda Patricia Alves, coordenadora do laboratório Sanofi do iBET.
O conteúdo Sanofi investe 2 milhões de euros em laboratório de investigação no iBET aparece primeiro em i9 magazine.