A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira é campeã de recolha de sangue a nível nacional. Num país com uma média de 400 mil dádivas por ano, Santa Maria da Feira consegue mais de 15 mil dádivas por ano, noticia o Jornal de N
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira é campeã de recolha de sangue a nível nacional. Num país com uma média de 400 mil dádivas por ano, Santa Maria da Feira consegue mais de 15 mil dádivas por ano, noticia o Jornal de Notícias. Fundada há 19 anos, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira tem feito um esforço sistemático para sensibilizar a população das 31 freguesias do concelho.
E este esforço foi recompensado. No primeiro ano, a associação registou 1026 colheitas mas em 2009 atingiu o número recorde de 16 642 dádivas. Este ano já se caminha para os oito mil.
“Somos o concelho que mais ajuda dá para que o nosso país [que tem cerca de 400 mil recolhas por ano] consiga a autosuficiência” refere o presidente da associação, Serafim Reis, em declarações ao Jornal de Notícias.
“Nos primeiros anos, andámos de paróquia em paróquia, a pedir aos padres que divulgassem nas missas a iniciativa e a colocar cartazes informativos. As pessoas começaram a aderir de uma forma especial que nos surpreendeu “, recorda Serafim Reis ao JN.
Além deste trabalho junto das paroquias, a Associação tem feito apelos aos comerciantes, aos empresários e à autarquia, apostando ainda na colocação de anúncios na imprensa.
Graças à forte adesão das pessoas, a associação efectua neste momento duas recolhas por semana na sede da instituição e aos fins-de-semana desloca-se pelas diferentes freguesias do concelho, onde chegam a registar, numa só ação de colheita, a presença de 300 dadores.
Consulte aqui a página do Instituto Português de Sangue (IPS) para saber como e onde poderá fazer a sua dádiva. Clicando no mapa disponibilizado no site do IPS tem acesso ao calendário das próximas sessões de colheita a nível de Portugal Continental.