Vai ser lançado, na próxima segunda-feira, um novo site na Internet para indicar os locais e horários em que os dadores de sangue podem fazer as suas dádivas. Trata-se de uma das diversas iniciativas promovidas pelo IPST.
Vai ser lançado, na próxima segunda-feira, um novo site na Internet para indicar os locais e horários em que os dadores de sangue podem fazer as suas dádivas. Trata-se de uma das diversas iniciativas que vão ser levadas a cabo pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) para sensibilizar os portugueses para a importância deste gesto.
Em conferência de imprensa que decorreu no Centro Regional de Sangue de Coimbra, o presidente do IPST, Hélder Trindade, salientou que o instituto pretende alertar para a necessidade de “os dadores e, sobretudo, os não dadores” cumprirem “o dever de cidadania” que é dar sangue.
O responsável afirmou que é indispensável “inverter a tendência de descida” de dádivas de sangue que se tem registado recentemente em Portugal, em particular na Região Centro, área do país onde os níveis de colheita observaram, em Junho deste ano, uma quebra de 15% em relação ao mesmo mês de 2011, sublinhou Hélder Trindade.
Segundo o dirigente, a quebra de dadores de sangue, não apenas nesta região mas a nível nacional, estará relacionada com fatores como a crise económica, a precariedade do trabalho e o desemprego.
Para responder a estas dificuldades num país onde é consumida, em termos diários, uma média de 1.100 a 1.200 unidades de sangue, o IPST vai, além de criar este novo site, à readaptação dos locais e horários de colheitas, que serão estendidos ao período pós-laboral.
Além disso, vão ser instalados, neste Verão e à semelhança do que tem acontecido ultimamente nesta época do ano, postos de recolha que ficarão junto de algumas praias durante alguns dias na região Centro, nas praias da Barra, em Aveiro, de Mira, da Tocha e da Figueira da Foz.
Hélder Trindade salientou, porém, que, apesar da quebra das colheitas nos últimos meses, “os níveis de reservas existentes são considerados normais”.
A partir de dia 23 de Julho poderá aceder ao novo site clicando AQUI.