A atleta Sandra Semedo, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), conquistou um total de quatro medalhas na modalidade de tricicleta, durante os Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral, que têm vindo a decorrer em Sant Cugat, na Catalunha.
A triciclista, que compete na categoria RR2 e é uma das mais destacadas a nível internacional, chegou ao ouro nos 400, 800 e 1500 metros e à prata nos 200 metros, tendo ainda acabado a prova dos 100 metros muito próxima do pódio, obtendo um quarto lugar.
Com esta prestação, são agora nove as medalhas obtidas por Sandra Semedo em grandes provas internacionais: às quatro amealhadas em Espanha, juntam-se outras cinco – três de ouro e duas de prata – alcançadas em Taças e Campeonatos do Mundo de Tricicleta.
Sandra Semedo, de 30 anos, é utente da APCC desde criança e foi na instituição que começou a praticar desporto, tendo iniciado a prática da tricicleta em 2012. É a atual campeã nacional de todas as distâncias da sua categoria e detentora de diversos recordes portugueses nas categorias RR2 e RR3.
Nos Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral, outras duas atletas da APCC chegaram igualmente às medalhas: Mariana Silva e Maria Inês Rodrigues, que disputaram as provas de slalom em cadeira de rodas, conseguiram o bronze nas suas classes.
Os Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral terminam hoje, 13 de agosto, e são organizados pela CPISRA (Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association). Este ano, incluem cinco desportos – atletismo (incluindo tricicleta), futebol de 7, natação adaptada, boccia e slalom em cadeira de rodas – e a participação de cerca de 600 atletas, em representação de 24 países.