E a ideia concretizou-se na Pelcor®, a marca que criou e que produz acessórios de moda em pele de cortiça.
É assiduamente convidada para falar sobre o seu projeto empreendedor em várias palestras, nacionais e internacionais, tendo visto reconhecido o seu mérito em 2011 ao vencer o Troféu de Melhor Empresária Europeia, e neste ano pela revista norte-americana Enterprising Women.
Inovar é…
Ser criativo, é criar sobre o que existe, é fazer de novo, é dar vida ao velho e fazer o novo.
Virtudes de uma empreendedora
Uma empreendedora tem, maioritariamente, virtudes semelhantes a um empreendedor, sendo elas a vontade, a ambição, a motivação para fazer mais e melhor. São ainda caraterísticas importantes a resiliência, a persistência e a determinação. Contudo, pelo que tenho experienciado, apercebo-me que as mulheres são mais intuitivas do que os homens e isso reflete-se no seu espírito empreendedor, na forma de trabalhar e no seu modo de vida.
Coloque por ordem crescente de importância: inovação, tecnologia e ciência.
A mesma: inovação, tecnologia e ciência.
A chave para o sucesso é…
Acredito que o sucesso chega com vontade, persistência e saber. É importante sonhar, acreditar e lutar pelos objetivos.
A criatividade nasce em cada um de nós ou pode ser aprendida, cultivada?
Nasce em cada um de nós, mas para uns nasce como um potencial e para outros é algo adquirido. Mas, sermos criativos faz parte do ser humano, é uma caraterística intrínseca, pode ou não depois ser desenvolvida pelo ser humano.
De que forma a criatividade ajuda a inovar no meio empresarial?
Ajuda bastante porque contribui para a evolução do meio empresarial, da economia, da ciência, de tudo aquilo que rege o mundo e do próprio mundo.
Lema de vida
É um conselho antigo do meu pai: “Vê de onde vens, para onde vais e com quem vais”.
App favorita
Uma app que considero fabulosa é a Coursera. Tem cursos online, desenvolvidos em parceria com as melhores universidades, em todas as áreas. É uma forma original de difundir a educação.
Hobbies
Gosto de ter diariamente algum tempo para trabalhar a minha parte espiritual. Reservo sempre vinte minutos para a meditação. Considero-o o meu tempo comigo, onde reponho energias.
Os passeios pela praia, com a minha Corky, (a Cão de Água que deu origem à linha de acessórios para animais), são outros momentos de que gosto muito.
E gosto de ter tempo sem nada programado para fazer exatamente o que a liberdade desses momentos me permitem.
http://www.pelcor.pt
O conteúdo Sandra Correia: Tornar a cortiça icónica aparece primeiro em i9 magazine.