Comer salmão duas vezes por semana faz bem à saúde das grávidas e dos bebés, revela uma estudo coordenado pela Universidade de Granada (Espanha) que analisou dois grupos de grávidas com consumos distintos deste peixe. O estudo foi publicado no Americ
Comer salmão duas vezes por semana faz bem à saúde das grávidas e dos bebés, revela uma estudo coordenado pela Universidade de Granada (Espanha) que analisou dois grupos de grávidas com consumos distintos deste peixe. O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
Os investigadores selecionaram um grupo aleatório de grávidas que tinha um baixo consumo de peixe e dividiu as participantes em dois grupos: um grupo de controlo que prosseguiu com a sua dieta habitual e o outro grupo que incluiu na sua dieta, a partir da 20ª semana de gravidez e até ao final do período de gestação, duas porções de salmão por semana.
O salmão que foi administrado às grávidas era produzido em viveiro, com uma dieta controlada de maneira a ter ainda mais vitaminas e ácidos gordos do que o habitual.
A análise do sangue da urina dos participantes – em diversos momentos do estudo – apurou que houve um aumento das concentrações de ácidos gordos ómega-3 tanto nas mulheres, que começaram a incluir na sua dieta duas porções de salmão por semana, como nos seus filhos.
Adicionalmente os investigadores também constataram que a ingestão de salmão melhorou as defesas antioxidantes das mulheres e dos bebés, situação comprovada pelo aumento da concentração de selénio e retinol no sangue. Este aumento das defesas antioxidantes poderá ajudar na prevenção e na redução do stress oxidativo associado à gravidez.
Clique AQUI para aceder ao estudo.