Numa altura em que o negócio de viagens ao espaço está a florescer, a empresa russa Orbital Technologies planeia já a construção de um hotel no espaço, que deve estar em órbita em 2016, para acolher os futuros turistas espaciais.
Com uma superfície de 20 metros quadrados e quatro cabines com capacidade para alojar até sete pessoas ao mesmo tempo, o hotel – ou Estação Espacial Comercial, como será designado – vai garantir, também, a alimentação dos seus hóspedes, através do transporte feito pelas naves de carga Progress, revelou Seguei Kostenko, diretor da Orbital Technologies, à agência de notícias russa RIA-Novosti.
“O interior do módulo não se parecerá com o da Estação Espacial Internacional (ISS): o hotel tem que ser confortável e será possível observar a Terra através de grandes escotilhas”, disse o responsável, acrescentando que “o primeiro módulo do hotel espacial pode ficar pronto em 2012-2013 e será posto em órbita entre o final de 2015 e o começo de 2016”.
Embora esteja destinado principalmente a turistas, o hotel também poderá ser usado por funcionários de empresas privadas e que queiram fazer pesquisas no espaço, adiantou ainda Seguei Kostenko.
Desenvolvido em cooperação com a sociedade de construção espacial russa Energia, o projeto conta com financiamento de “investidores russos e americanos”, representando um investimento de “centenas de milhões de dólares”.