A Baixa de Coimbra vai ser, no próximo sábado, o palco da iniciativa "O jazz passeia pela Baixa", uma iniciativa no âmbito da qual mais de 10 grupos de jazz vão percorrer espaços, ruas e lojas daquela zona da cidade.
A Baixa de Coimbra vai ser, no próximo sábado, 25, o palco da iniciativa “O jazz passeia pela Baixa”, uma iniciativa no âmbito da qual mais de 10 grupos de jazz vão percorrer espaços, ruas e lojas daquela zona da cidade.
O anúncio foi feito esta segunda-feira pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), que explicou que os grupos, a solo, em duos ou trios, vão atuar entre as 11.00h e as 21.00h “nos mais diversos espaços da Baixa de Coimbra”.
Em declarações à Lusa à margem da conferência de imprensa de apresentação do projeto, Vítor Marques, presidente da APBC, explicou que entre estes espaços estão também o Mercado Municipal, o Pátio da Inquisição e a Rua Corpo de Deus.
“Vão decorrer breves apontamentos de grupos de jazz na Baixa e Baixinha de Coimbra, que vão atuar de forma itinerante e dentro de algumas lojas”, havendo também concertos “estáticos” na Portagem, Arco da Almedina, Praça do Comércio e Praça 8 de Maio, onde vai ocorrer o concerto de encerramento, informou Vitor Marques.
Segundo o responsável, o evento tem como objetivo constituir-se como mais uma atividade que “faça com que a Baixa seja o centro da cidade”.
As atividades para a época natalícia seguirão, este ano, o mesmo mote, tendo como nome “A Baixa é o centro do Natal”. O propósito é desenvolver, em parceria com a Câmara de Coimbra, “um programa semelhante ao de 2013”, com “música, cinema, teatro animação de rua e workshops”, sublinhou o presidente da APBC.
As festividades vão começar a 6 de Dezembro, com um concerto e a inauguração das luzes de Natal, prolongando-se depois durante todo o mês.
A APBC vai também lançar “um concurso da imagem de Natal da Baixa”, convidando “todas as pessoas da área da imagem e comunicação a enviarem as suas propostas”, referiu Vítor Marques.