No chão da Rua da Bandeira, no centro histórico de Viana, serão colocadas as fotografias selecionadas durante o concurso nacional e que mostram “momentos de igualdade em situações profissionais, familiares e pessoais”, lê-se no site da AJD.
Simultaneamente vão, também, estar expostas fotografias que demonstrem “práticas menos corretas numa perspectiva de denúncia e apelo preventivo”, continua.
Para além de sensibilizar os cidadãos para esta temática, o objetivo deste Concurso Nacional de Fotografia é despertar a população para este tipo de arte.
De 30 de Novembro a 6 de Janeiro, concorreram 31 fotográfos amadores e profissionais com três fotos cada um. Ao todo, foram 73 imagens que chegaram do norte, centro, sul e ilhas de Portugal. O embaixador desta iniciativa é André Boto, considerado Fotógrafo Europeu do Ano 2010, título atribuído Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais.
As 30 imagens escolhidas vão estar expostas a partir deste sábado, dia 19, e vão permanecer no centro histórico até dia 27. Quanto à inauguração, decorrerá sábado às 15h30, no Museu do Traje de Viana.
Promovida pela Associação Juvenil de Deão (AJD), esta iniciativa surge na sequência da campanha de sensibilização do Projeto “Caminhos de Igualdade”. Posteriormente, a exposição vai percorrer pelo menos oito freguesias rurais do concelho de Viana do Castelo.