A RTP 2 vai lançar um programa inédito na televisão portuguesa, cujo objetivo é pôr estudantes de cinema a realizar curtas-metragens, que serão apresentadas em formato de concurso, com as equipas a competir entre si até ao vencedor final.
A RTP 2 vai lançar um programa inédito na televisão portuguesa, cujo objetivo é pôr estudantes de cinema a realizar curtas-metragens, que serão apresentadas em formato de concurso, com as equipas a competir entre si até ao vencedor final.Jorge Wemans, diretor de programas da RTP2, explicou à Lusa que se trata de um concurso inédito em Portugal, inspirado num modelo canadiano, que será apresentado “tipo taça de Portugal”, começando com 16 equipas que concorrem umas contra as outras, em pares, que se vão apurando sucessivamente como se fosse para os quartos de final, meia final e final.
Os telespectadores serão conduzidos pela atriz e apresentadora Filomena Cautela através dos bastidores da rodagem de cada curta, revelando em estilo “making of” todos os passos dados pelas duplas de argumentistas e realizadores até ao produto final.
Cada programa acompanha duas equipas em competição, mostrando a forma como trabalharam e as curtas-metragens que realizaram.
Para realizar os filmes, os jovens concorrentes contam com todos os meios necessários fornecidos pela organização, desde equipamento, a cenários, passando pelos atores, mas têm de cumprir determinadas regras para se manterem em concurso.
As 16 equipas concorrentes já foram escolhidas, a partir de 78 candidaturas aceites, e durante o concurso serão submetidas à avaliação de um júri, que determinará quais as que seguem em frente e quais as que ficam para trás.
Um dos grandes objetivos deste programa, segundo Jorge Wemans, é promover a realização de curtas-metragens em Portugal, um desígnio que a RTP2 tem vindo já a cumprir com o programa Onda Curta.