Pensando nisso, a start-up australiana Fabricor criou um uniforme de tecido à prova de manchas e cujo efeito permanece mesmo após sucessivas lavagens. O mais curioso é que não há plástico na formulação do tecido, ele é feito de 100% algodão hidrofóbico. Esta propriedade repelente ocorre graças a nanotecnologia patenteada pela empresa, que adiciona minúsculos “bigodes” às fibras do tecido, aumentando o seu poder de impedir a penetração de líquidos no tecido. Há uma ressalva: o tecido não repele manchas de óleo muito aderidas. A lavagem, porém, é simples e não necessita de lixívia nem amaciador.
A start-up iniciou a produção após arrecadar dinheiro numa campanha de crowdfunding em 2015 e agora a venda é aberta ao público no site da empresa. Esta inovação, além de facilitar a vida de quem trabalha na cozinha, também poupa água das diversas lavagens evitadas. O primeiro cliente da empresa é o próprio co-fundador, o chefe Adrian Li, que sofria para manter seus uniformes limpos e não encontrou nenhuma solução satisfatória no mercado.
Para o futuro a empresa pretende servir também a indústria médico-hospitalar. A ideia é excelente e – quem sabe? – um dia teremos todas as nossas roupas assim e ninguém mais precisará de se preocupar com uma mancha de café na camisa antes daquela reunião importante.