Segundo os investigadores, o revestimento têxtil agora descoberto é capaz de remendar, por si próprio, furos ou pequenos rasgões na superfície de roupas impermeáveis e à prova de água. “Já demonstrámos que o princípio funciona. Os buracos e rasgões que fizemos durante a fase de testes fecharam-se automaticamente”, contou Susan Jahren, líder do projeto.
Os pesquisadores explicaram que os tecidos impermeáveis têm uma camada protetora de plástico poliuretano, que é aplicado à superfície do tecido e endurecido. Para que este efeito se concretize automaticamente, é necessário adicionar às roupas microcápsulas com uma substância parecida com a cola. Em caso de rasgão, as cápsulas abrem-se e libertam esta substância, que vai preencher os buracos e “colar” o tecido, em contato com o ar e a água.
Dado o seu cariz inovador, este tecido já está a ser anunciado como fazendo parte da próxima geração de roupa inteligente.
Até agora, o projeto Safe@Sea tem vindo a trabalhar em diversas formas de proteger quem trabalha no mar. Outro exemplo foi o lançamento de um conjunto de salva-vidas que permitem enviar pedidos de socorro.
O próximo passo para esta equipa de cientistas será testar diferentes tipos de agentes que se auto-remendem, com vista a maximizar a eficiência e força das microcápsulas.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]