Margarida Matias, 62 anos, é fisiatra. Filipa Garcia, oftalmologista, tem 48 anos. Ambas têm uma paixão por roupa mas sentiam dificuldade em encontrar nas lojas e nas marcas habituais roupa feita à sua medida e ao seu gosto, como “básicos de qualidade, com um design exclusivo, a preços competitivos”.
A solução encontrada por ambas foi lançar mãos à obra e arriscar na criação de uma marca própria, explica Margarida Matias ao Boas Notícias. No papel “desenharam os esquissos” das calças, saias, vestidos e outras peças que gostariam de concretizar.
Depois, “com ajuda de dois colaboradores”, encontraram “os melhores fornecedores de tecidos e as fábricas ideiais para a sua confeção”, diz Margarida Matias. “Trabalhamos exclusivamente com tecidos de alta qualidade, extremamente confortáveis e fáceis de cuidar”, reforça a empreendedora.
À exclusividade junta-se a versatilidade das peças. “Apostamos em peças versáteis, adequadas para o dia-a-dia mas que fazem facilmente a transição para situações mais formais, dependendo dos acessórios”, explica a empreendedora. A juntar a isso, a Not So Basic trabalha com “básicos irreverentes, peças clássicas, intemporais, mas que de alguma forma seguem as tendências”, adianta Margarida.
À excepção do Corte Inglês de Lisboa, que contactou a Not So Basic e adquiriu algumas das peças desta dupla improvável, a marca aposta sobretudo na venda online, através do site oficial, e o pagamento é feito por uma das três formas: transferência bancária, cartão de crédito ou referência multibanco.
Quanto a tamanhos, a Not So Basic disponibiliza tabelas de medidas através das quais é possível escolher o tamanho correspondente. No entanto, “a política de trocas é ágil e é sempre possível trocar tamanhos ou modelos”, conclui Margarida Matias.
Com preços que variam entre os 35 e os 80 euros, esta marca pode ser uma boa alternativa às marcas de pronto-a-vestir que invadem as ruas e os centros comerciais do país. Neste momento, a loja online está em saldos pelo que vale a pena espreitar os descontos da época.