Esta roupa, parecida com um macacão usado em oficinas mecânicas, está adaptada para simular as mudanças que decorrem no corpo humano quando se ultrapassa os 70 anos de idade.
O projeto é designado por AGNES (Age Gain Now Empathy System) e é constituído por uma série de ligações instaladas em locais chave como a coluna, os olhos e ouvidos, que são os mais afetados pelo envelhecimento. O principal objetivo é perceber como é estar na pele de uma pessoa de 70 anos.
Para recriar a sensação de limitação de movimentos causada pela compressão na coluna, por exemplo, os cientistas ligaram um capacete a um colar que, por sua vez, além de reduzir a rotação da cabeça também provoca impacto na coluna. Outra medida foi colocar umas bandas ligadas às costas de forma a diminuirem a flexibilidade e fazerem com que os passos fiquem mais curtos e andarem mais devagar.
O grupo de investigação também desenvolveu uma série de acessórios a serem adaptados, como um par de sapatos, que dificulta o equilíbrio do corpo, um ponto auditivo, que atrapalha a audição, e óculos com lentes amarelas, que diminuem a qualidade da visão.
A equipa está a experimentar a AGNES para tentar perceber quais são as
restrições físicas nas pessoas dessa idade. Os resultados serão usados no
desenvolvimento de projetos de adaptação dos espaços para
cidadãos idosos.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]