Braga |Ferrugem Restaurante
Da paixão pela cozinha e da reabilitação de um antigo estábulo do século XVIII nasceu, em 2006, o Ferrugem – um espaço de celebração gastronómica que tem como principais ingredientes o conforto, a hospitalidade e o compromisso entre o produto, a narrativa e o conhecimento. Produtos orgânicos e com identidade portuguesa fazem as delícias de quem por lá passa. O inconformismo e a criatividade são servidos à mesa. Com uma cozinha honesta, genuína, artesanal e dinâmica, não segue correntes e que tem como único credo narrar uma nova história da cozinha minhota.
Viseu | Six Senses Douro Valley
Conhecida pelas unidades hoteleiras na Ásia e pelos spas, a Six Senses escolheu o Vale do Douro para abrir, em julho de 2015, o primeiro resort fora da Ásia. A Six Senses Douro Valley é um lugar onde as pessoas podem reconectar-se com elas mesmas e com o mundo. Com programas de bem-estar de vanguarda; experiências únicas no que respeita ao sono; actividades radicais ao ar livre; alchemy bar, onde os clientes aprendem a fazer produtos de cosmética baseados em produtos naturais e caminhadas por trilhos entre vinhedos que acabam com prova de vinhos, fazem deste um destino inigualável, que alia o turismo à história e à tradição.
Castelo Branco | Belmonte Sinai Hotel
Localizado no centro da vila de Belmonte, o primeiro hotel kosher em Portugal permite o acesso facilitado a pé a diversos museus – Judaico, Descobrimentos, Azeite – e aos locais de interesse histórico – o castelo, a igreja de S. Tiago e a sinagoga. O espaço resulta da reconversão de um antigo edifício situado no centro da Vila de Belmonte e a sua principal particularidade é a de oferecer características próprias muito procuradas pelos turistas judeus, com destaque para a gastronomia kosher, que consiste na preparação de alimentos de acordo com as leis judaicas de alimentação (kashrut).
Guarda | Vale do Rossim
É uma unidade de alojamento de excelência localizada no coração da Serra da Estrela, onde conforto, natureza, convivência e hospitalidade serrana convivem diariamente. Tudo é feito, pensado e construído para ter um impacto mínimo na natureza. Daí a existência das yurts, alojamento único em Portugal, que retrata as tendas da Mongólia. O objectivo é fazer com que cada hóspede sinta e desfrute da natureza em todo o seu esplendor, com conforto e luxo. A empresa dispõe, ainda, de todos os meios necessários para o desenvolvimento de atividades, como btt, slide, canoagem, mergulho, entre outras.
// www.valedorossimecoresort.com
Aveiro | IDTOUR
Mais do que um projeto de turismo, a IDTOUR , spin-off da Universidade de Aveiro, desenvolve projetos de investigação aplicada e de consultoria estratégica na área do turismo.
A funcionar desde 2008, oferece ferramentas para o planeamento e gestão estratégica, operacional e de comunicação de instituições públicas nacionais, bem como de empresas privadas ligadas ao setor.
‘Social Booking System for Tour Experiences’ é um dos projetos de investigação promovidos pela IDTOUR e que se encontra em fase de desenvolvimento. Em parceria com a UBIWHERE (empresa de base tecnológica) e a Universidade de Aveiro, tem como ambição desenvolver uma plataforma digital vocacionada para a promoção, distribuição e comercialização de experiências turísticas.
Coimbra | OdaBarca
Lançada em 1993 por um grupo de empresários de Coimbra, a OdaBarca tem como objetivo inovar o turismo nesta cidade a partir da exploração turística do rio Mondego.
O Basófias – imagem de marca da cidade dos estudantes – foi o primeiro passo dado pela empresa para dar mais vida ao rio e às suas margens.
No entanto, em 2010, Renato Ladeiro, Diretor Comercial da OdaBarca, procurou inovar ao trazer o primeiro riquexó tailandês a motor para Portugal, registando nesse mesmo ano a marca Tuk Tuk®. Atualmente os riquexós estão disseminados nos grandes polos turísticos do país, no entanto, muitas dessas empresas estão a operar usando a designação “Tuk Tuk”. Perante tal, Renato Ladeiro tem cerca de dez processos em tribunal, envolvendo 43 entidades, contra uso indevido da sua marca.
Neste momento, a OdaBarca deixou de operar com este meio de transporte na cidade, apostando em eventos privados, festas e restauração sushi a bordo do Basófias.
Leiria | Monte Real Biggest Loser
O Monte Real Biggest Loser Resort quer ser o standard europeu na personalização do fitness, bem-estar e nutrição. Inspirado no programa de televisão “The Biggest Loser”, o empreendimento dispõe de métodos, treinadores e programas orientados para a perda de peso. O projeto direciona-se a um público que procura uma solução comprovada e permanente de mudança e melhoria do seu lifestyle. Resulta de um protocolo assinado entre o Fundo Discovery e a Shine Iberia e vai dotar o atual Monte Real – Hotel, Termas e Spa, de equipamento, espaços e serviços adequados aos programas de emagrecimento e conceito da marca.
Lisboa | Lisboa Passport
Consiste num diário de viagem onde pode registar, através de carimbos, a passagem pelos locais mais emblemáticos de Lisboa. Do fado às sardinhas é possível encontrar os principais ícones da capital, assim como ilustrações que representam acontecimentos históricos, todos eles enriquecidos com um padrão Guilloché. Em cada atração existe um checkpoint para carimbar o passaporte. Os carimbos estão, geralmente, localizados em locais de livre acesso, não sendo necessário comprar bilhete de entrada para o obter. Além dos carimbos é, ainda, possível personalizar o passaporte com notas ou fotografias.
Évora | Rota Dark Sky Alqueva (colocar no texto – imagem © Miguel Claro)
Na Rota Dark Sky Alqueva poderá realizar atividades noturnas, entre as quais, passeios pedestres ou a cavalo ao luar, observar estrelas, birdwatching, wildlife watching, canoagem, provas de vinhos, e workshops de astrofotografia. De dia é possível conhecer o património megalítico, a cultura e os produtos regionais. Aliar estas actividades ao cenário encantador que só o Grande Lago Alqueva proporciona é, por si só, um facto ímpar que poderá proporcionar uma experiência e estado de espírito inigualáveis. E, se a isto se acrescentar o céu estrelado da região, a experiência será inesquecível!
Portalegre | Herdade da Cortesia
Parece um hotel de massas sem o ser. É tranquilo e agitado ao mesmo tempo. Recebe atletas de remo de alta competição, o que faz deste um espaço singular. Tem recantos com oliveiras, terraços recatados onde se pode ler um bom livro enquanto se bebe um excelente gin. E se lhe apetecer tomar o pequeno-almoço às 12h30? Na Herdade da Cortesia tem permissão para o fazer! Mas os encantos do espaço não terminam aqui… Há a piscina de borda infinita de onde não apetece sair nem mesmo no inverno. Situada numa elevação de terreno, é uma estrutura moderna e clean com uma vista deslumbrante É de ver para crer!
Vila Real |Nomad Planet
Composto por quatro yurts da Mongolia, uma tipi – espaço comum, uma casa na árvore e casas de banhos partilhadas em casetas de madeira, a “Nomad Planet” localiza-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês e na região do Barroso, em Montalegre. A vista panorâmica para o Parque, as acomodações a preços acessíveis, a originalidade dos alojamentos, a hospitalidade e a disponibilidade dos gestores, bem como a harmonia existente entre o projeto e o meio-ambiente são factores que diferenciam este de outros projetos de turismo. Ideal para quem procura tranquilidade e aventura.
// www.nomadplanet-portugal.com
Viana do Castelo | Fábrica do Chocolate
Fundada em 1914 por António José Lima, a Fábrica do Chocolate passou em 1922 as suas instalações para um edifício que configura, até aos dias de hoje, um exemplo do modernismo.
O edifício centenário, projetado pelo arquiteto José Fernandes Martins, dispõe de uma oferta turística única onde a componente educativa convive com o lazer. O museu interactivo da fábrica do chocolate; o hotel, cujos quartos são inspirados no filme “Charlie e a Fábrica de Chocolate”; o restaurante; a loja e os eventos são apenas cinco (boas) razões para passar por Viana do Castelo.
Santarém | Casa do Foral
A Casa do Foral situa-se no centro da cidade de Rio Maior e foi pensada como Turismo de Habitação por ser a reabilitação de uma parte da casa de família. Foi a primeira a ser reconstruída, em 1995, e tem à disposição dos hóspedes seis quartos decorados com Alma Rústica Ribatejana. A par desta casa e como forma de adaptar a oferta a uma maior comunidade dos clientes, foram criadas quatro unidades de turismo em espaço rural que se situam no Parque Natural da Serra dos Candeeiros. Aqui, os hóspedes são convidados a viver uma experiência única e personalizada em pleno contacto com a natureza.
Bragança | Microcabanas
É um alojamento híbrido, entre a tenda e o bungalow, que dispõe de mobiliário básico, um ponto de luz e uma tomada. Tem a funcionalidade de rotação patenteada, a 360°, que permite usufruir da paisagem em qualquer altura, otimizar a luz solar e garantir uma grande interatividade ao utilizador. Distingue-se de outros projetos por ser 100% português ao trabalhar com empresas nacionais, desde a sua génese, e por utilizar produtos ecológicos. Novidade, exclusividade e diferença caracterizam a oferta ao cliente. O espaço está já disponível para reservas e promete oferecer uma experiência turística única.
// www.montesinho.com/cepoverde-microcabanas
Porto | Miss Morning
Quer surpreender alguém querido com um pequeno-almoço especial mas não lhe apetece prepará-lo? Se acredita que a conquista pode ser feita pelo estômago, o “Miss Morning” é para si! Este é um serviço inovador de entrega de pequenos-almoços ao domicílio. Há três menus disponíveis, que incluem produtos como iogurte artesanal, croissants e barras de cereais. A ideia de Mariana Cota surgiu da necessidade de colmatar a falta do pequeno-almoço em apartamentos turísticos que, normalmente, não está incluído no preço do aluguer. Os pedidos podem ser feitos através do site, do Facebook ou por telefone.
Setúbal | Terra Una Rota Equestre
É um projeto de turismo equestre que tem como objetivo aliar a prática de equitação e turismo a uma causa ambiental ou ecologista. A característica diferenciadora da oferta Rotas Terra Una é o conceito inovador “Equitação Natural”. A criação da pequena coudelaria – Coudelaria Terra Una – de cavalos Puro Sangue Lusitano, conta já 12 animais. Os cavalos são seleccionados, desbastados e treinados pela equipa, sendo que a docilidade e empatia com as pessoas são determinantes na escolha para fins turísticos. Ideal para quem quer associar o turismo equestre a uma consciencialização ambiental.
Beja | Zmar Eco
Trendy e único, localizado em pleno campo Alentejano, perto das mais belas praias de Portugal, o Zmar Eco Experience é um projecto de Ecoturismo. Além dos alojamentos de madeira, o empreendimento dispõe de várias actividades para todos os gostos e idades, em harmonia com a natureza: um circuito de arvorismo, com pontes e slides; um Zpa, onde pode desfrutar de verdadeiros momentos de relaxamento e uma área Kidz, a pensar as crianças. Para aconchegar o estômago há o Frezco, restaurante com produtos regionais, bar e uma loja de conveniência. Tudo isto em 81 hectares de Turismo Sustentável.
// www.zmar.eu
Faro | Casa Arte Hotel
Em Lagos, na Casa Arte Hotel não há espaço para as típicas multidões que, durante o verão, rumam ao Algarve. De aspeto tradicional no exterior, o interior pauta-se pela simplicidade do branco, linhas modernas e clássicas. Este pequeno boutique hotel, com apenas cinco quartos, funciona também como galeria de arte – uma vez vendidas as peças expostas, os anfitriões selecionam novas para exibir. O projeto Casa Arte tem outra particularidade: foi criado e é gerido pelos holandeses Sarah Kunst e Freek Mulder, que outrora tiveram um hotel na Holanda e ficaram apaixonados por este local. Sarah revela que aquilo de que os hóspedes mais gostam na Casa Arte é o seu estilo, o conforto e o cuidado pessoal que recebem.
Madeira | Go Trail Madeira
A paixão pela natureza e o gosto pela corrida em montanha são a base da empresa de animação turística lançada em janeiro deste ano. A “Go Trail Madeira” proporciona experiências únicas, fugindo dos tours em locais já conhecidos e saturados de turistas. A equipa forma grupos pequenos, facilitando a relação com os convidados e criando um serviço VIP. A escolha recai sobre trilhos e locais que se afastam do cliché turístico, onde a calma, as vistas e o contacto direto com a natureza são privilegiados. Usam percursos menos conhecidos pelo turista comum, onde as grandes excursões não passam.
Açores | Cella Bar
Um edifício de basalto, já existente, foi recuperado e a ele juntou-se uma estrutura contemporânea, de formas orgânicas. Cella Bar é o resultado desta junção arquitetónica assinada por Fernando Coelho, da FCC Arquitetura.
Este wine bar, localizado na Madalena, na Ilha do Pico, nos Açores, surge de forma inesperada na paisagem, fonte de inspiração para o projeto. Foram as rochas, as baleias e as pipas de vinho que ajudaram a moldar esta escultura dinâmica que estabelece um marco na região.
Renunciando ao título de restaurante, aqui lideram os produtos locais – vinhos e petiscos que convidam à partilha.
A originalidade do Cella Bar valeu o prémio do portal de arquitetura ArchDaily de Edifício do Ano de 2016, na categoria de Hospitalidade.
© Fernando Guerra | SG
O conteúdo Roteiro Turístico de Portugal – Spots inovadores aparece primeiro em i9 magazine.