O romance "A Tragédia de Fidel Castro", do escritor português João Cerqueira, ganhou na categoria Ficção Multicultural, nos Prémios USA Best Book.
O romance “A Tragédia de Fidel Castro”, do escritor português João Cerqueira, venceu, na semana passada, o prémio da categoria Ficção Multicultural, no concurso internacional USA Best Book.
Este evento está já no décimo primeiro ano e nesta edição foram atribuídos cerca de 400 prémios distribuídos por mais de 100 categorias.
Segundo o site da editora Saída de Emergência, o livro de João Cerqueira é simultaneamente combina sátira e humor conduzindo o leitor à mente de um dos mais enigmáticos e polémicos líderes do mundo atual.
Entre as personagens desta inesperada obra encontramos Jesus Cristo, Afonso Henriques, o Grande Inquisidor, Fátima, Deus e o Diabo… Figuras simbólicas de uma tragédia fantástica onde apenas Fidel Castro é uma personagem atual.
A obra foi publicada, em Portugal, em 2008, pela editora Saída de Emergência, e nos EUA é editada pela River Grove Books.
As críticas ao livro foram muito favoráveis nos EUA. Por exemplo, a revista American Culture afirmou que “A Tragédia de Fidel Castro” é um “indomável cavalo selvagem da ficção que, diferentemente da maioria dos outros livros, corre solto e livre, desdenhoso do confinamento num curral de classificação ordinária que o aprisionaria”.
João Cerqueira é doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras do Porto e este seu romance também foi finalista, nestes prémios, nas categorias de Ficção e de História.
Clique AQUI para ver a lista completa de premiados.