O Papa Francisco distribuiu 400 sacos-cama por centenas de sem-abrigo das ruas de Roma, em Itália. O gesto de solidariedade teve como objetivo comemorar o aniversário do Sumo Pontífice da Igreja Católica, que celebrou 78 anos.
O Papa Francisco distribuiu 400 sacos-cama por centenas de sem-abrigo das ruas de Roma, em Itália. O gesto de solidariedade teve como objetivo comemorar o aniversário do Sumo Pontífice da Igreja Católica, que celebrou 78 anos no passado dia 18 de Dezembro.
De acordo com a Associated Press (AP), os sacos-cama foram entregues por voluntários – entre os quais freiras e membros da Guarda Suíça Pontifícia, responsável pela segurança papal – que percorreram a cidade num mini-autocarro com vista a ajudar aqueles que encontrassem a dormir ao relento.
Os sacos-cama, decorados com o brasão de armas do Vaticano, dispõem de um 'capuz' incorporado para proporcionar calor adicional. “Este é um presente do Papa por ocasião do seu aniversário e pedimo-vos que orem por ele”, terão dito os voluntários aos sem-abrigo.
Recorde-se que, o mês passado, como o Boas Notícias avançou à data, o Papa Francisco tinha já ordenado a instalação de chuveiros para os sem-abrigo perto da Basílica de São Pedro, uma iniciativa paga pelo Vaticano com os fundos angariados junto dos crentes e estimulada por uma experiência vivida pelo cardeal polaco Konrad Krajewski.
Krajewski conheceu, recentemente, um sem-abrigo de 50 anos nas ruas de Roma e decidiu convidá-lo para jantar, mas o homem recusou por dizer que “cheirava mal”. “Eu levei-o a jantar de qualquer das formas”, contou o arcebispo.
“Durante a refeição, ele explicou-me que os sem-abrigo de Roma têm mais dificuldade em encontrar um espaço para se lavarem do que algo para comer”, recordou Krajewski, cuja história inspirou a instalação dos chuveiros dentro das casas-de-banho normalmente utilizadas pelos peregrinos, citado pela AP.
Estimativas da comunidade católica de Sant'Egídio de Roma, que distribui sopas e proporciona apoio aos refugiados e aos imigrantes, apontam, atualmente, para a existência de cerca de 8.000 pessoas sem-abrigo na capital italiana.
Notícia sugerida por Maria da Luz