Os miniautocarros percorrem o concelho para onde os passageiros quiserem e param onde for preciso com o preço do bilhete a rondar os 35 e os 40 cêntimos.
“Antes ficava mais em casa, porque o autocarro normal é muito caro”, contou ao DN Isabel Leal, uma das passageiras habituais do minautocarro.
O circuito pioneiro, que abrange Portela e Moscavide, “começou com duas carreiras e agora já tem três na hora de ponta. Adaptou-se às necessidades e alargou o percurso”, explicou ao DN o autarca de Loures.
Em 2008 foram lançados mais três circuitos, com duas viaturas cada, servindo Sacavém, Camarate, Bobadela e S. João da Talha.
O “Loures Rodinhas” começou em 2007, com apoio financeiro da União Europeia. Destinava-se a servir as estações ferroviárias, evitando que as pessoas tivessem de levar para ali as suas viaturas e deixá-las estacionadas todo o dia, mas ganhou esta vertente social de apoio a uma população que necessita de mais mobilidade a preços acessíveis.
“Odivelas é um dos concelhos interessados em adoptar este tipo de transporte”, revelou o presidente da autarquia.