A aposta no fabrico de aros e rodas em alumínio tornou-a um ícone para os amantes das bicicletas. Fundada há 60 anos, a portuguesa Rodi produz, anualmente, cerca de 5 milhões de aros e 500 mil rodas completas, que exporta para todo o mundo.
A aposta no fabrico de aros e rodas em alumínio tornou-a um ícone para os amantes das bicicletas. Fundada há 60 anos, a empresa portuguesa Rodi produz, anualmente, cerca de 5 milhões de aros e 500 mil rodas completas, que exporta para todo o mundo, em particular para os mercados europeus. O segredo do sucesso, acreditam os responsáveis, é a qualidade, aliada à capacidade inovadora.
por Catarina Ferreira
A história da Rodi começou a escrever-se em 1952, ano em que foi fundada, ainda com outra designação. À data, a empresa fabricava componentes para motorizadas, como depósitos, guarda-lamas ou proteções para correntes, mas a mudança de administração, 24 anos depois, correspondeu também a uma mudança de rumo, que veio alterar o conceito do negócio.
“A atual administração adquiriu a Rodi em 1976 e desde então imprimiu-lhe uma dinâmica totalmente diferente, modificando, inclusive, o produto concebido até aí. Foi nessa altura que passaram a fazer-se aros de ferro cromado”, conta Ricardo Adão, diretor de marketing da companhia, em entrevista ao Boas Notícias.
Ao longo dos anos, a qualidade das rodas e aros produzidos em Portugal conquistou um público cada vez mais amplo, o que aumentou a clientela dentro e fora de Portugal. Embora o caminho tenha começado junto dos construtores, a Rodi esforça-se agora para conquistar o consumidor final, por meio da venda direta.
“Hoje a Rodi está presente nos grandes construtores europeus de bicicletas”, mas os destinatários dos produtos passaram a ser também “consumidores finais e atletas profissionais”, revela Ricardo Adão, acrescentando que, dada a sua fiabilidade, as rodas e aros que produz são “bastante requisitados para competição”. “Desta forma é possível garantir os dois segmentos de mercado”, sublinha o responsável.
Segundo o diretor de marketing, o mercado de reposição tornou-se também extremamente valioso para a marca. “É um mercado composto pelos clientes que já têm a sua bicicleta e procuram alterar ou substituir um dos seus componentes, quer seja por desgaste, quer seja por opção”, esclarece Ricardo Adão, salientando que a importância deste segmento se prende essencialmente com a “notoridade” que dá à empresa quando esta conquista as preferências dos clientes.
Utilização do alumínio é um elemento diferenciador
Porém, garante, o segredo da Rodi vai além da qualidade. “A utilização do alumínio foi, sem dúvida, um aspeto inovador e diferenciador no trabalho da empresa, que percebeu a necessidade de apresentar novas soluções e apostou numa matéria-prima que permite obter performances bastante atrativas no desempenho da roda”, aponta.
Ricardo Adão destaca ainda a “capacidade inovadora” da Rodi, “assente na mais moderna tecnologia”, que, no seu entender, a tem distinguido de outras empresas semelhantes durante a sua existência.
“Os investimentos têm sido uma constante, quer sob o ponto de vista produtivo, quer do ponto de vista da presença em feiras internacionais e da agressividade comercial, o que desde muito cedo possibilitou acompanhar tendências e ir ao encontro das exigências do consumidor”, considera.
Mercado português não é esquecido pela Rodi
Atualmente, a Rodi tem já uma presença mundial, sendo os seus mercados principais os da Alemanha, Holanda, Bélgica, França e Espanha. Entretanto, a empresa apostou também no segmento dos lava-louças através da criação da “Rodi – Sinks and Ideas”, que assegura hoje 220 empregos diretos através de uma unidade fabril existente em Aveiro.
Apesar do sucesso que a companhia tem granjeado no estrangeiro, os responsáveis não esquecem as origens e continuam, igualmente, muito voltados para o mercado nacional. “É um mercado que para nós se reveste de grande importância, porque Portugal é o país onde nos encontramos e desejamos obter 'cá dentro' uma posição de destaque”, declara Ricardo Adão.
Neste âmbito, a marca celebrou recentemente um acordo com uma outra empresa portuguesa – a Lima & Limão – que ficará responsável pela promoção e divulgação das rodas e aros Rodi em Portugal Continental e nas Ilhas, com o objetivo de fazer com que estes produtos cheguem “mais perto das lojas e consequentemente do consumidor final”.
Clique AQUI para visitar o site da empresa.