Portugal Excelência

Rodi: Rodas portuguesas nas bicicletas do mundo

A aposta no fabrico de aros e rodas em alumínio tornou-a um ícone para os amantes das bicicletas. Fundada há 60 anos, a portuguesa Rodi produz, anualmente, cerca de 5 milhões de aros e 500 mil rodas completas, que exporta para todo o mundo.
Versão para impressão
A aposta no fabrico de aros e rodas em alumínio tornou-a um ícone para os amantes das bicicletas. Fundada há 60 anos, a empresa portuguesa Rodi produz, anualmente, cerca de 5 milhões de aros e 500 mil rodas completas, que exporta para todo o mundo, em particular para os mercados europeus. O segredo do sucesso, acreditam os responsáveis, é a qualidade, aliada à capacidade inovadora. 
 
por Catarina Ferreira
 
A história da Rodi começou a escrever-se em 1952, ano em que foi fundada, ainda com outra designação. À data, a empresa fabricava componentes para motorizadas, como depósitos, guarda-lamas ou proteções para correntes, mas a mudança de administração, 24 anos depois, correspondeu também a uma mudança de rumo, que veio alterar o conceito do negócio.
 
“A atual administração adquiriu a Rodi em 1976 e desde então imprimiu-lhe uma dinâmica totalmente diferente, modificando, inclusive, o produto concebido até aí. Foi nessa altura que passaram a fazer-se aros de ferro cromado”, conta Ricardo Adão, diretor de marketing da companhia, em entrevista ao Boas Notícias.
 
Ao longo dos anos, a qualidade das rodas e aros produzidos em Portugal conquistou um público cada vez mais amplo, o que aumentou a clientela dentro e fora de Portugal. Embora o caminho tenha começado junto dos construtores, a Rodi esforça-se agora para conquistar o consumidor final, por meio da venda direta.
 
“Hoje a Rodi está presente nos grandes construtores europeus de bicicletas”, mas os destinatários dos produtos passaram a ser também “consumidores finais e atletas profissionais”, revela Ricardo Adão, acrescentando que, dada a sua fiabilidade, as rodas e aros que produz são “bastante requisitados para competição”. “Desta forma é possível garantir os dois segmentos de mercado”, sublinha o responsável.
 
Segundo o diretor de marketing, o mercado de reposição tornou-se também extremamente valioso para a marca. “É um mercado composto pelos clientes que já têm a sua bicicleta e procuram alterar ou substituir um dos seus componentes, quer seja por desgaste, quer seja por opção”, esclarece Ricardo Adão, salientando que a importância deste segmento se prende essencialmente com a “notoridade” que dá à empresa quando esta conquista as preferências dos clientes.

Utilização do alumínio é um elemento diferenciador

 
Porém, garante, o segredo da Rodi vai além da qualidade. “A utilização do alumínio foi, sem dúvida, um aspeto inovador e diferenciador no trabalho da empresa, que percebeu a necessidade de apresentar novas soluções e apostou numa matéria-prima que permite obter performances bastante atrativas no desempenho da roda”, aponta.
 
Ricardo Adão destaca ainda a “capacidade inovadora” da Rodi, “assente na mais moderna tecnologia”, que, no seu entender, a tem distinguido de outras empresas semelhantes durante a sua existência.
 
“Os investimentos têm sido uma constante, quer sob o ponto de vista produtivo, quer do ponto de vista da presença em feiras internacionais e da agressividade comercial, o que desde muito cedo possibilitou acompanhar tendências e ir ao encontro das exigências do consumidor”, considera.

Mercado português não é esquecido pela Rodi

 
Atualmente, a Rodi tem já uma presença mundial, sendo os seus mercados principais os da Alemanha, Holanda, Bélgica, França e Espanha. Entretanto, a empresa apostou também no segmento dos lava-louças através da criação da “Rodi – Sinks and Ideas”, que assegura hoje 220 empregos diretos através de uma unidade fabril existente em Aveiro.
 
Apesar do sucesso que a companhia tem granjeado no estrangeiro, os responsáveis não esquecem as origens e continuam, igualmente, muito voltados para o mercado nacional. “É um mercado que para nós se reveste de grande importância, porque Portugal é o país onde nos encontramos e desejamos obter 'cá dentro' uma posição de destaque”, declara Ricardo Adão.
 
Neste âmbito, a marca celebrou recentemente um acordo com uma outra empresa portuguesa – a Lima & Limão – que ficará responsável pela promoção e divulgação das rodas e aros Rodi em Portugal Continental e nas Ilhas, com o objetivo de fazer com que estes produtos cheguem “mais perto das lojas e consequentemente do consumidor final”.

Clique AQUI para visitar o site da empresa.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close