O comunicado emitido pelo site oficial do Rock in Rio dá conta desta iniciativa que pretende combater o problema da fome em Portugal. As sobras alimentares dos cinco dias de concertos (hoje, amanhã, 1, 2 e 3 de Junho) vão ser recolhidas dos bares oficiais e dos stands alimentares pela Re-Food, no final de cada dia. Por sua vez, a Dariacordar irá reunir os excedentes do catering da Área VIP e da produção.
O que não for consumido na Cidade do Rock chegará àqueles que mais necessitem a tempo do almoço do dia seguinte à recolha. De modo a garantir que tudo aconteça sem falhas, a seleção das instituições destinatárias dos excedentes será feita pela Junta de Freguesia de Marvila.
Os dois projetos que se aliaram ao Rock in Rio nesta iniciativa têm como objetivo principal ajudar quem precisa, ao mesmo tempo que alertam as pessoas para a importância do re-fooding, o aproveitamento das sobras de comida. Ambas as organizações se comprometeram a seguir os critérios de exigência da ASAE.
A Re-Food, além de se preocupar com a questão alimentar, não descura os problemas ambientais. Assim sendo, a equipa voluntária desta organização recolhe os alimentos em bicicletas de modo a diminuir a pegada carbónica. A meta da Dariacordar passa por combater o desperdício, seja qual for a sua natureza e tipo, tendo já iniciado o movimento “Zero Desperdício” que fomenta a prática das ações comunitárias e da solidariedade.