Este domingo, arrancou, no Parque da Bela Vista, aquela que é a sexta edição do Rock in Rio Lisboa. As portas abriram às 16h e, até ao fim do dia, receberam cerca de 60.000 visitantes.
Este domingo, arrancou, no Parque da Bela Vista, aquela que é a sexta edição do Rock in Rio Lisboa. As portas abriram às 16h e, até ao fim do dia, receberam cerca de 60.000 visitantes, que não quiseram perder os primeiros concertos do evento que assinala dez anos do maior festival de música do mundo.
por Margarida Cruz
No palco mundo, a principal atração para a maioria dos que vêm até à Cidade do Rock, a música fez-se ouvir logo a partir das 19h, com Boss AC e Aurea a juntarem-se para um dueto inédito de 'soul' e 'rap', já com repetição confirmada para a edição de 2015.
Aqui, fizeram-se ouvir alguns dos temas mais emblemáticos das carreiras de ambos os artistas, como 'Hip Hop', 'Princesa', 'Tu És Mais Forte' e 'Sexta-Feira', no caso de Boss AC, e 'OK Alright', 'Busy For Me' e 'Scratch My Back', com Aurea. O fim do concerto ficou marcado pela interpretação conjunta do êxito de Pharrell Williams, 'Happy'.
As horas foram trazendo cada vez mais amantes da música para a plateia do palco mundo, ao qual, de seguida, subiu a britânica Paloma Faith. Num concerto que marcou a estreia da artista em Portugal, Faith brindou o público com algumas frases completas em português que fez questão de aprender especialmente para a ocasião.
© Boas Notícias – Margarida Cruz
Entre os temas que compõem o seu mais recente álbum – 'A Perfect Contradiction' -, a cantora confessou que uma das suas comidas preferidas é, precisamente, portuguesa: o icónico pastel de nata. Conhecida pelo estilo 'r&b' e muitas vezes comparada a Amy Whinehouse, Paloma Faith subiu ao palco vestida a rigor, num padrão enxadrezado que se estendia a todos os restantes elementos da banda.
Depois de momentos altos como aquele em que interpretou o single 'Can't Rely On You', produzido por Pharrell Williams, e de 'Trouble With My Baby', pautado por 'funk solos' de cada um dos sete elementos da banda, Faith encerrou o concerto com o seu mais recente single, a balada com o tema 'Only Love Can Hurt Like This'.
Apontado como aquele que fez 44% dos visitantes ir até ao Parque da Bela Vista no primeiro dia de Rock in Rio, em 2014, Robbie Williams deu provas das suas capacidades como 'enterteiner' nato e mestre de cerimónias quando, às 22h, assumiu o comando do maior palco do festival.
© Rock in Rio Lisboa
Por esta altura, contavam-se 60.000 espetadores no recinto, de frente para o cantor britânico que, como partilhou com o público, há mais de dez anos não participava num festival de música. Vestido para a ocasião com um fato preto aba de grilo, laço e luvas brancas, o músico recuou aos finais dos anos 90, quando se lançava a solo, com 'Let Me Entertain You'.
A letra serviu, precisamente, para o efeito, correspondendo àquilo que o cantor, ao longo de mais de hora e meia de concerto, fez: entreteu e encantou. Quase sempre na boca do palco e a descer vezes sem conta junto do público, Robbie Williams fez jus ao estatuto de cabeça de cartaz com um espetáculo explosivo, com direito a algumas expressões 'aportuguesadas': “Obrigado, everybody!”.
O cantor dançou, sapateou, saltou, cantou, chegando a comentar que, ainda assim, estava “abaixo de forma, velho e gordo”. A atuação foi pautada por 'medleys' de 'hits' como 'New York', de Frank Sinatra, 'Take a Walk on the Wild Side', de Lou Reed, 'I Still Haven't Found What I'm Looking For', dos U2, 'Song 2', dos Blur, 'We Will Rock You', dos Queen, 'I Love Rock 'n' Roll', de Joan Jett, entre outros.
© Boas Notícias – Margarida Cruz
As honras finais, foram, claro está, para as baladas que mais marcaram a carreira do britânico – 'Feel' e 'Angels' -, numa calorosa despedida com direito a vénias do próprio cantor aos portugueses.
Ivete Sangalo, presença assídua em todas as edições do Rock in Rio, em Lisboa, encerrou o cartaz deste primeiro dia de festival, com uma 'setlist' de sucessos que marcaram o seu percurso, capaz de, como o público já está habituado, fazer 'levantar poeira'.
O segundo dia de Rock in Rio está marcado para a próxima quinta-feira, 29 de Maio, dia para o qual os bilhetes já estão esgotados, graças à passagem dos The Rolling Stones por Portugal, mais especificamente, aqui, no Palco Mundo, do Rock in Rio Lisboa.
Comentários
comentários