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Roche atribui 60.000 euros em Bolsas de Cidadania

Jorge Gabriel é um dos convidados na apresentação dos projetos vencedores
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A Roche vai atribuir seis Bolsas de Cidadania, uma iniciativa que reconhece projetos e ideias de associações de doentes e outras Organizações Não Governamentais que promovem a saúde e informação dos doentes e que, este ano, recebeu um número recorde de candidaturas: 42.

Os projetos escolhidos vão ser apresentados numa cerimónia pública, no dia 02 de maio, pelas 14h30, no Auditório da Roche, que vai contar com a participação do apresentador Jorge Gabriel, habituado a ‘dar a cara’ por projetos de cidadania, que aproveitará para falar sobre a sua experiência na participação em algumas dessas iniciativas.

Os projetos que conquistaram uma Bolsa de Cidadania Roche foram escolhidos por um júri independente, composto por Maria de Belém Roseira (Presidente Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde), Graça Freitas (diretora-geral da Saúde), Maria do Céu Machado (presidente do Infarmed), padre José Pereira de Almeida (coordenador nacional da Pastoral da Saúde), Henrique Luz Rodrigues (ex-presidente do Infarmed), Vera Lúcia Arreigoso (jornalista do Expresso) e Miguel Sanches (diretor Médico da Roche).

Tendo em conta o grande número de submissões nos anos anteriores, a Roche decidiu criar mais uma bolsa e aumentar, em 2018, o financiamento total do projeto para  60 mil euros. Até ao momento, as Bolsas de Cidadania Roche, que contam já com quatro edições, apoiaram 15 projetos, no valor total de 135 mil euros, em área tão diversas como Diabetes, Oncologia Pediátrica, Hemofilia, Doenças Raras, entre outras.

As seis bolsas destinam-se a financiar projetos e ideias capazes de fomentar a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde, de informar os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de tratamento. Serão ainda valorizados os projetos que abordem a temática do cancro, doença de Alzheimer e outras demências, esclerose múltipla ou hemofilia.

Esta ação enquadra-se na Política de Responsabilidade Social da empresa e resulta do seu compromisso em assumir um papel ativo na sociedade apoiando, de forma transparente, iniciativas inovadoras e orientadas para a missão de suporte ao doente.

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