Pela primeira vez, entre 7 e 12 de Outubro, Portugal vai ser palco da maior conferência do mundo na área da Robótica Inteligente. Mais de 1.500 cientistas oriundos de mais de 50 países vão reunir-se no nosso país.
Pela primeira vez, entre 7 e 12 de Outubro, Portugal vai ser palco da maior conferência do mundo na área da Robótica Inteligente. Mais de 1.500 cientistas oriundos de mais de 50 países vão reunir-se no nosso país para apresentar o que de mais moderno se faz no sector e discutir as direções que marcarão o futuro da investigação da robótica a nível mundial.
A candidatura de Portugal foi formalizada em 2005 e a escolha do Algarve – mais especificamente do Hotel Tivoli de Vilamoura – para a realização do encontro resultou de um moroso e exigente processo de avaliação de candidaturas de universidades de todo o mundo.
O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC) foi a instituição selecionada para a organização da IROS (Intelligent Robots and Systems) 2012, o que, no entender dos responsáveis pelo encontro científico, “reconhece os importantes progressos que a robótica tem feito em Portugal e a visibilidade internacional da Universidade de Coimbra”.
Durante a conferência, as mais importantes empresas “hi-tech” na área da robótica vão apresentar as suas principais inovações, nomeadamente robôs de última geração, como por exemplo os robôs humanóides, estando previsto o debate sobre a importância da robótica em operações de salvamento em ambientes perigosos.
Em cima da mesa vão estar ainda os últimos desenvolvimentos na área da robótica médica, nomeadamente na utilização de robôs em cirurgia, e uma panorâmica, feita pelos EUA, sobre os programas de incentivos à investigação robótica naquele país, com particular ênfase nos projetos militares de defesa.
Além disso, a Conferência IROS 2012 proporcionará ainda o contacto dos cientistas com os mais jovens, já que cerca de meia centena de alunos de escolas secundárias portuguesas vão poder conhecer de perto o trabalho dos melhores investigadores a nível mundial. A iniciativa, apoiada pelo programa “Ciência Viva”, vai dar aos jovens a possibilidade de assistir a algumas palestras específicas e observar demonstrações de robôs.
Clique AQUI para saber tudo sobre edição 2012 desta conferência.